Nova Central integra Conselho de Relações do Trabalho do MTE

crt_mte_ncstA Portaria nº 2.092/10 do MTE criou o Conselho de Relações do Trabalho (CRT) com a finalidade de promover a democratização das relações do trabalho e o tripartismo, ou seja: o entendimento entre trabalhadores, empregadores e Governo Federal a respeito de temas relativos às relações do trabalho e à organização sindical, de forma a fomentar a negociação coletiva e o diálogo social. As entidades nelas representadas debatem a instalação das câmaras temáticas bipartites, assédio moral, demissões imotivadas e praticas antissindicais.

Estiveram presentes à reunião, o conselheiro titular da Nova Central, Hamilton Dias Moura, bem como seu suplente Wilson Pereira e o assessor jurídico Agilberto Seródio. Hamilton esclarece que esse conselho veio para auxiliar o MTE nas discussões acerca das categorias sindicais, bem como na discussão dos assuntos relacionados as relações do trabalho de modo geral.
Leia mais...
 

Mobilização pela pauta trabalhista é transferida para o dia 1º de agosto

Dirigentes da NCST, Força, CTB, CGTB e UGT participaram da reunião

Dirigentes das Centrais Sindicais do Paraná decidiram mudar a data da mobilização em favor da pauta trabalhista no estado de 26 de julho para o próximo dia 1º de agosto. A definição foi tomada em reunião realizada na tarde desta segunda-feira, 18, na sede do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba. Participaram do encontro diretores da NCST/Paraná, Força Sindical PR, CTB, CGTB e UGT.

Apesar da alteração na data, a programação da mobilização permanece a mesma. Ou seja, dirigentes e militantes das centrais sairão em passeata, a partir das 15h do dia 01/08, da Praça Santos Andrade até a Boca Maldita, no centro da capital. Lá, será realizado um grande ato público.

A mobilização tem o objetivo de mostrar à sociedade as bandeiras de luta da classe trabalhadora, e pressionar o Congresso Nacional a colocar em votação projetos de interesse dos trabalhadores. Entre eles, a redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais, o fim do fator previdenciário, a ratificação da Convenção 158 da OIT (que dificulta as demissões imotivadas), entre outras bandeiras.

A manifestação em Curitiba faz parte do calendário nacional de lutas das centrais em defesa da pauta trabalhista. Diversas mobilizações já foram realizadas por todo o país e várias outras estão programadas.

 

Dr. Sandro Lunard articula participação dos rodoviários brasileiros no Parlasul

sandro_parlasul_fetroNo dia 22 de junho, o assessor jurídico da Fetropar e professor de Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Dr. Sandro Lunard, reuniu-se com a assessoria do Parlasul/Mercosul para discutir formas de estreitar a relação entre os trabalhadores em transportes brasileiros com a organização.

Durante a reunião com Raffael, do Parlasul, ressaltou-se a importância da participação dos trabalhadores em transportes terrestres do Brasil no Sub-grupo 5 (Transporte) que funciona como órgão de apoio ao Grupo do Mercado Comum do Mercosul, tendo como missão a superação das assimetrias legislativas e logístico-operacionais do funcionamento da atividade de transportes no âmbito do Mercosul.

Falou-se da necessidade de criação da Frente Parlamentar pelo Trabalho Decente no âmbito do Parlasul. Discutiu-se também a oportunidade de realizar uma oficina na sede do Mercosul durante a atividade de “Relações de Trabalho & Direitos Fundamentais: Jornadas brasileira-uruguaias de Direito Sindical e de integração político-sindical dos trabalhadores em transportes terrestres, em Montevideo - Uruguai, nos dias 30 de novembro e 01 e 02 de dezembro de 2011”, contando com apoio do Instituto Friedrich Eibert.

Leia mais...
 

Assessores de Dilma se comprometem com Sitrofab a regularizar perícias do INSS

sitrofab_periciasUma preocupação constante das diretorias dos sindicatos de trabalhadores são as perícias que em alguns casos demoram até 90 dias para que o trabalhador tenha o primeiro acesso à Previdência Social. Muitos trabalhadores acidentados acabam ficando sem o salário das empresas e do benefício do INSS por longo período gerando dificuldades financeiras e prejudicando famílias.

Preocupado em resolver esta questão o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Francisco Beltrão (Sitrofab), Josiel Tadeu Teles, esteve reunido recentemente com assessores da presidenta Dilma e com o deputado federal Assis do Couto que se comprometeu em auxiliar para que uma solução seja encontrada para que esse tempo entre o acidente e a primeira perícia seja reduzido.
Leia mais...
 

NCST/Paraná convoca filiados para mobilização em defesa da agenda unitária da classe trabalhadora

agenda_ncst

No próximo dia 01/08, às 15h, será realizada em Curitiba uma grande mobilização das centrais sindicais em defesa da agenda unitária da classe trabalhadora. Confira a circular de convocação enviada pelo presidente Denilson Pestana. A data da mobilização estava marcada para o dia 26/07, porém foi alterada pelas centrais para o dia 01 de agosto. Apesar da alteração na data, a programação da mobilização permanece a mesma. Ou seja, dirigentes e militantes das centrais sairão em passeata, a partir das 15h do dia 01/08, da Praça Santos Andrade até a Boca Maldita, no centro da capital. Lá, será realizado um grande ato público.

A NCST/Paraná convoca todas as entidades sindicais filiadas a virem a Curitiba participar dessa importante mobilização. Esta ação teve início em Brasília no dia 07/06 em Brasília, com participação dos companheiros Denilson Pestana, presidente da NCST/Paraná, Jorge Moraes, vice-presidente da região noroeste da NCST/Paraná, Anacir Antônio de Andrade, vice-presidente da região oeste da NCST/Paraná e o Sirlei César de Oliveira, diretor suplente da NCST/Paraná.

Grande ato em SP

Para o grande ato em São Paulo, já está definido a saída de um ônibus de Curitiba, um de Londrina e outro de Cascavel. Quanto aos horários e aos locais de suas saídas, serão definidos e informados posteriormente, estando a disposição 03 (três) vagas por entidade.

As despesas com alimentação de Curitiba/Londrina/Cascavel a São Paulo/SP, ida e volta e hospedagem, serão custeadas pela NCST-PR e as demais por conta de cada participante.

A ficha de inscrição (clique aqui para acessar), deverá ser encaminhada via fax para o número (41) 3022-2410, ou no e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. , impreterivelmente até dia 20 de julho de 2011.

Última atualização ( Ter, 19 de Julho de 2011 09:36 )
 

FILIE-SE

reducao-jornada-ncst2

carteira-assinada-ncst

Quem está online?

Nós temos 2408 visitantes online

Acesso Restrito

Rede NCST Sindical

ncst-rede