Fórum Nacional de Secretarias Estaduais do Trabalho se reúne em Curitiba

img 5389


O Presidente da Nova Central Sindical de Trabalhadores do Estado do Paraná, Denílson Pestana da Costa, esteve presente na manhã desta sexta-feira (13), da abertura do encontro dos Secretários estaduais do Trabalho que está sendo realizado entre os dias 13 e 14, em Curitiba, na 90ª reunião do Fórum Nacional de Secretarias Estaduais do Trabalho (Fonset).

 

Temas como o financiamento do Sistema Público de Emprego o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec); o sistema operacional MTE Mais Emprego, organização das Conferências Regionais e Estadual de Economia Solidária e a proposta do Dia Nacional em Defesa da Rede SINE estão na pauta do encontro.

 

O presidente do Fonset, secretário de Trabalho, Emprego e Economia Solidária do Paraná, Luiz Claudio Romanelli defende a reestruturação da rede do Sistema Nacional de Emprego (Sine) para que seja criado um sistema público de apoio ao trabalho, emprego e renda no país.


 

“Queremos  definir claramente o papel da União, dos estados e dos municípios e a forma que se dá o cofinanciamento. Há necessidade de definição em lei dos papéis dos entes da Federação – federal, estadual e municipal – na gestão e operacionalização do Sistema Público, Único de Trabalho, a exemplo do que ocorre no SUS e SUAS.Com a sua implantação, haverá mais agilidade na transferência de recurso fundo a fundo, como acontece com o Sistema Único de Saúde (SUS)”, explica Romanelli.

 

Romanelli também defende o engajamento dos agentes públicos das várias instâncias governamentais, parlamentares e da sociedade civil no fortalecimento da Rede Sine. “Por iniciativa da deputada federal Fátima Pelas ( PMDB-AP) foi criada a Frente Parlamentar em Apoio à Rede Sine. É o começo de um movimento que pretende fortalecer o sistema público de emprego e as agências do SINE. Elas são a porta de entrada dos trabalhadores, seja no mercado de trabalho, seja na capacitação e qualificação profissional. É preciso que o governo federal invista mais para que possamos prestar um atendimento melhor aos trabalhadores”, diz Romanelli

 


Participaram também da abertura do evento os senhores Beto Richa, Governador do Estado do Paraná e o Ministro do Trabalho, Manoel Dias. 


Última atualização ( Sex, 13 de Setembro de 2013 15:24 )  

filie se

Acesso Restrito

Rede NCST Sindical

ncst-rede