NCST/Paraná participa de grupo de discussão sobre Trabalho Decente no Estado

A NCST/Paraná participou no dia 22 de setembro do ato de solenização da assinatura do Decreto instituidor do Grupo de Trabalho Executivo, com a finalidade de definir a execução da Agenda do Trabalho Decente no Estado do Paraná. O grupo de discussão é formado pelas centrais sindicais, em parceria com as secretarias estaduais de Saúde, de Trabalho, setor privado e a Organização Internacional do Trabalho (OIT). O projeto consiste na elaboração de propostas para melhorias no ambiente de trabalho, na prevenção de acidentes e em outros quesitos que assegurem a saúde do trabalhador.

 

O decreto que instaura o grupo foi assinado pelo governador do estado, Orlando Pessuti. As discussões neste dia marcaram a última etapa de ciclos de debates que já ocorreram nas regiões de Londrina, Maringá, Guarapuava e Foz do Iguaçu no decorrer deste ano.

O Paraná é o terceiro estado do Brasil a organizar ações para a formulação de uma Agenda do Trabalho Decente. De acordo com a OIT, um trabalho decente é aquele que remunera adequadamente o funcionário, oferece segurança, condições de liberdade, igualdade e garante uma vida digna ao trabalhador.

Na análise do presidente do Saemac e vice-presidente da NCST/Paraná na Região Metropolitana de Curitiba, Gerti José Nunes, esse projeto é histórico no Paraná. “Esse é um passo muito importante que o Paraná está dando. Pois estamos lutando por um objetivo comum, que é o bem estar do trabalhador, em parceria com instituições, sindicatos e o Governo do Estado”, afirma Nunes.

A partir de agora as propostas serão encaminhadas à Conferência Nacional da Agenda do Trabalho Decente da OIT, que acontecerá em dezembro, na cidade de São Bernardo do Campo, em São Paulo, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

 



Última atualização ( Qui, 04 de Agosto de 2011 18:26 )  

filie se

Acesso Restrito

Rede NCST Sindical

ncst-rede