NOVA CENTRAL SINDICAL
DE TRABALHADORES
DO ESTADO DO PARANÁ

UNICIDADE
DESENVOLVIMENTO
JUSTIÇA SOCIAL

Este dia 20 de novembro é uma data que não pode passar despercebida: é o Dia da Consciência Negra. A data foi escolhida pois foi neste dia, há mais de 300 anos atrás, que morreu o líder negro Zumbi dos Palmares. Zumbi foi assassinado por lutar contra a escravidão com a manutenção do Quilombo dos Palmares, comunidade em que os negros viviam livres escondidos na mata, em uma época em que não havia liberdade.

Zumbi nos dá esperança e nos faz lembrar a importância da luta do povo negro. Não basta que nossa Constituição Federal garanta direitos iguais para todos se por quatro séculos existiu escravidão em nosso país. Pelos números do censo do IBGE negros e pardos ganham por mês em média metade (R$ 834,00) do que ganham os brancos (R$ 1.538,00). Esta diferença é inadmissível e é preciso acabar com ela para esta igualdade ser verdadeira.

Para alterar esta estrutura, acreditamos que o acesso à educação cumpre um papel fundamental. Por isso a NCST/Paraná na figura do diretor do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Londrina (Sintracom Londrina), José Aparecido Martins, faz parte do Conselho Universitário da Universidade Estadual de Londrina (UEL), onde recentemente contribuiu para a ampliação do sistema de cotas da Universidade. A partir de agora 20% das vagas de todos os cursos serão destinadas à população negra oriunda de escola pública.

A escola também deve trabalhar para combater o preconceito que, infelizmente, ainda existe na nossa sociedade. As iniciativas que obrigam o ensino da história dos povos africanos são importantes para o reconhecimento deste grupo na história do Brasil.
Mas outro dado do Censo é motivo para comemorarmos: pela primeira vez menos da metade da população brasileira se auto-declarou branca. Não é que o país esteja “enegrecendo”, mas cada vez mais negros e pardos perdem a vergonha e passam a ter orgulho de sua cor.

A NCST/Paraná se orgulha da luta do povo negro contra a discriminação racial e está ativamente em busca de igualdade de oportunidades e de salários entre negros, brancos, pardos, amarelos e qualquer outra etnia, contra qualquer tipo de preconceito.

Denilson Pestana da Costa é presidente da NCST/Paraná e do Sintracom Londrina