NOVA CENTRAL SINDICAL
DE TRABALHADORES
DO ESTADO DO PARANÁ

UNICIDADE
DESENVOLVIMENTO
JUSTIÇA SOCIAL

Curso_NCSTPR_internaFetroA NCST/Paraná realizou durante os dias 16 e 17 de setembro na sede da Fetraconspar, em Curitiba, o curso “CAT, NRS, NTEP, FAP e a Responsabilidade Civil e Criminal nos Acidentes de Trabalho”. De acordo com o presidente da NCST/Paraná, Denílson Pestana, o objetivo é estabelecer uma política de capacitação para os sindicatos. “Nós queremos qualificar nossos dirigentes sindicais e prepará-los para atuar em suas bases”, afirma.

Participaram do curso 21 dirigentes sindicais e trabalhadores de Campo Largo, Curitiba e Paranaguá. As palestras foram ministradas pelo instrutor do Instituto São Cristóvão, André Luis da Silva Kazmierski. Entre as atividades desenvolvidas durante o curso, a que mais chamou atenção dos participantes foi o preenchimento detalhado e o passo a passo sobre os procedimentos de emissão da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT).

Para o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Alimentação de Paranaguá e Litoral (STIA-PGUÁ), Adilson Carlos da Silva, o curso foi muito importante para os dirigentes sindicais presentes. “Pudemos perceber que existem muitas coisas erradas e que precisam ser mudadas dentro das empresas. As informações aqui repassadas foram de extrema importância para o nosso sindicato”.

O presidente do Sindimámore de Curitiba parabenizou à NCST/Paraná pela iniciativa e ressaltou a necessidade de novos cursos. “O curso superou nossas expectativas. As informações foram relevantes, pois são de uso contínuo no dia-a-dia dos sindicatos. São de atividades como estas que precisamos”, solicita Ilson Kondrastoske.
De acordo com o instrutor André Kazmierski, Curitiba teve grande representatividade e uma sinergia muito boa. “Essa turma foi extremamente crítica. Isso contribuiu muito para alcançarmos o nosso propósito. Foi um trabalho em conjunto. Eles trouxeram dúvidas e trocaram experiências. São pessoas que realmente estão preocupadas com a saúde e a segurança do trabalhador”.

Fique por dentro!
A primeira edição do curso aconteceu na cidade de Maringá nos dias 28 e 29 de julho, deste ano. A segunda em Curitiba e a próxima será realizada em Londrina nos dias 27 e 28 de setembro. O presidente da NCST/Paraná informa que até o final do ano também serão realizados em Foz do Iguaçu, região Oeste e Campos Gerais. “Além disso, já estamos programando um cronograma para cursos em outras áreas ao longo de 2011. A ideia é contribuir na formação dos nossos dirigentes sindicais”, afirma Denílson.