NOVA CENTRAL SINDICAL
DE TRABALHADORES
DO ESTADO DO PARANÁ

UNICIDADE
DESENVOLVIMENTO
JUSTIÇA SOCIAL

CAT_NCST_fetropar

Na foto, da esquerda para a direita: o instrutor do ISC, André Kazmierski, o
presidente da NCST/Paraná, Denilson Pestana da Costa, o presidente do ISC e
Fetropar, Epitácio Antonio dos Santos e o diretor-técnico e secretário de Educação
e Cultura da Fetropar, Josiel Tadeu Teles.

No final de abril a Nova Central Sindical de Trabalhadores do Estado do Paraná (NCST/Paraná) e o Instituto São Cristóvão definiram uma importante parceria para a capacitação de dirigentes sindicais e funcionários de sindicatos filiados à Central na área previdenciária para melhor atender e auxiliar os trabalhadores representados.

O curso terá duração de 24 horas no total e visa permitir que os participantes adquiram conhecimentos, habilidades e atitudes para a compreensão da importância do preenchimento da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT), do Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário (NTEP) e da percepção das doenças relacionadas ao trabalho, das Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego (NR) e a responsabilidade civil e criminal decorrente de acidente de trabalho e das doenças relacionadas ao trabalho, incluindo a Constituição Federal e a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT).

De acordo com o presidente do ISC e Fetropar, Epitácio Antonio dos Santos, o curso vai auxiliar os sindicatos a utilizar a legislação em prol dos trabalhadores. “Com esse curso, os participantes vão adquirir conhecimentos importantíssimos para dar a assistência aos trabalhadores justamente na hora em que eles mais precisam, que é quando ocorre algum acidente ou quando é detectada alguma doença do trabalho”, diz.

De acordo com o presidente da NCST/Paraná, Denilson Pestana da Costa,  os cursos serão realizados em Maringá, Londrina, Ponta Grossa e Cascavel com turmas de 25 a 30 participantes. “É um curso muito importante para as entidades sindicais e para os trabalhadores. Será o primeiro de muitos cursos de formação e capacitação para os nossos filiados de todas as categorias”, diz o presidente da NCST/Paraná Denilson Pestana da Costa.