NOVA CENTRAL SINDICAL
DE TRABALHADORES
DO ESTADO DO PARANÁ

UNICIDADE
DESENVOLVIMENTO
JUSTIÇA SOCIAL

saneparinternaCaso a maioria dos trabalhadores rejeite a proposta, categoria pode entrar em greve a partir de segunda-feira

Mais de 400 trabalhadores da Sanepar estiveram reunidos hoje na sede da empresa em Curitiba para debater a proposta realizada pela empresa. A assembléia foi organizada pelo Sindicato dos Trabalhadores no Saneamento de Cascavel e Regiões Oeste e Sudoeste do Paraná (Saemac) e contou com 380 filiados que trabalham em Curitiba e Região Metropolitana e votaram entre aceitar ou não a negociação.

O debate hoje foi em torno da segunda proposta da Sanepar aos trabalhadores, uma vez que a primeira foi amplamente rechaçada pela categoria. A pauta de negociação contém 50 itens e entre os principais está um abono de 75%, reajuste da inflação para o salário e ticket alimentação de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) e participação nos resultados (PPR).

Para o presidente do Saemac, Gerti José Nunes “esta proposta está melhor do que a primeira que era irrisória, mas ainda temos muito o que avançar como na questão das altas taxas cobradas pelo plano de saúde (Sanisaúde) e na questão da avaliação”.

O Sindicato é o maior dentre os 21 que representam diferentes segmentos de funcionários da empresa. Entre os dias de hoje (2) e amanhã são realizadas 36 assembleias no Paraná inteiro, divididas de acordo com área de atuação. Em relação a esta diversidade, Gerti declara “seria muito melhor se as entidades sindicais andassem juntas e assim conseguíssemos uma melhor proposta da empresa, mas é claro que se apenas a nossa categoria resolver enfrentar podemos sim ter vitórias”.

A decisão final da categoria será de acordo com a soma de votos favoráveis e contrários ao acordo em todas as assembléias realizadas. A assembleia de Curitiba teve uma votação extremamente dividida, com uma diferença de apenas quatro votos para a aceitação.

Com a contagem do total de votos, amanhã (3) ao final da tarde a categoria terá uma resposta se vai ou não entrar em greve a partir de segunda-feira e assim pressionar a Sanepar para uma terceira proposta de acordo.