NOVA CENTRAL SINDICAL
DE TRABALHADORES
DO ESTADO DO PARANÁ

UNICIDADE
DESENVOLVIMENTO
JUSTIÇA SOCIAL

viacaomedianeira_ncstNa tarde desta segunda-feira, 21, o Sindicato dos Empregados em Empresas de Transporte de Passageiros Intermunicipal, Interestadual e Turismo de Cascavel (Sinetrapitel) coordenou uma assembleia com os trabalhadores das empresas de transporte interestadual “Expresso Vitória do Xingu” e “Viação Nossa Senhora de Medianeira”, que decidiram em votação unânime entrar em greve. O movimento paredista deve ocorrer em 72 horas a contar desta terça-feira, 22/02, às 14:00 horas.

Em outubro do ano passado novos proprietários assumiram as empresas e desde então vêm pagando em dia os salários, de cerca de 100 funcionários. No entanto, a gestão anterior não realizou o pagamento correto dos salários relativos ao período de janeiro a setembro de 2010 e essa situação ainda não foi quitada pela nova administração. “Alguns trabalhadores tem até oito remunerações para receber, o que em sua grande maioria não foi acertado pelos novos proprietários. Além disso, verificou-se que na grande maioria dos casos não há recolhimento do FGTS e nem Previdência Social. Os trabalhadores estão desesperados”, diz o presidente do Sinetrapitel, Cláudio Francisco Mistura.

Além do atraso absurdo deixado pela gestão anterior, após os novos proprietários terem assumido houve várias dispensas e pedidos de demissão sem que fossem quitadas as verbas rescisórias. “Alguns desses trabalhadores tinham mais de 15 anos de empresa e saíram com uma mão na frente e outra atrás, sem receber nada. Não tem mais o que conversar”, diz Mistura.

As empresas, através do assessor jurídico, assinaram um Termo de Ajuste de Conduta no Ministério Publico do Trabalho, onde se comprometeram a quitar todas as verbas rescisórias pendentes até o dia 21/02/2011 e em 120 dias, a contar de 11/01/2011, quitar integralmente, ainda que de forma parcelada respeitado o referido prazo, as verbas trabalhistas pendentes. “Tudo indica que pedirão novo prazo ao Ministério Público do Trabalho, o que logicamente não será aceito pelos empregados, nem pelo sindicato. Por isso já demos o indicativo de greve”, diz Mistura.

Fonte: Sinetrapitel