NOVA CENTRAL SINDICAL
DE TRABALHADORES
DO ESTADO DO PARANÁ

UNICIDADE
DESENVOLVIMENTO
JUSTIÇA SOCIAL

Recém-empossado na 2ª Secretaria da Mesa DiretoraA Mesa Diretora é a responsável pela direção dos trabalhos legislativos e dos serviços administrativos da Câmara. Ela é composta pelo presidente da Casa, por dois vice-presidentes e por quatro secretários, além dos suplentes de secretários. Cada secretário tem atribuições específicas, como administrar o pessoal da Câmara (1º secretário), providenciar passaportes diplomáticos para os deputados (2º), controlar o fornecimento de passagens aéreas (3º) e administrar os imóveis funcionais (4º). da Câmara, o deputado Jorge Tadeu Mudalen (DEM-SP) prefere esperar pela definição de uma pauta de votações pelo presidente da Câmara, Marco Maia, e pelos líderes para discorrer sobre suas novas atribuições e prioridades à frente do cargo.

Apesar da cautela inicial, ele defende uma maior atenção aos projetos de autoria parlamentar, que devem ter, em sua opinião, preferência sobre os do Executivo. Ainda assim, o 2º secretário disse estar disposto a analisar todos os projetos que serão encaminhados pela presidente Dilma Rousseff ao Congresso.

O 2º secretário está pronto para votar um novo valor para o salário mínimo. “Nós defendemos um salário mínimo (R$ 600) e a presidente defende outro (R$ 545). Aí é o ponto de vista de cada partido, de cada parlamentar. Nós vamos continuar defendendo um salário maior para o trabalhador.”

Atribuições
Mudalen terá de lidar com assuntos delicados, como a concessão de passaportes diplomáticos aos parlamentares. O tema gerou polêmica recentemente, após a divulgação pela imprensa de que familiares do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva retiraram o documento.

O deputado, no entanto, acredita que não terá problemas na Câmara, pois os parlamentares estão incluídos entre as autoridades que podem receber passaporte diplomático. “As regras para concessão de passaportes não são nossas. Elas são dadas pelo Itamaraty. Nós seguimos aquilo que foi aprovado, e esse decreto [5.978/06] tem seguido ao longo desses anos todos”, disse.

Outras atribuições da 2ª Secretaria incluem o pedido de vistos para viagem ao Itamaraty, a relação com as embaixadas, os programas de estágios oferecidos pela Câmara e medalhas de homenagem.

Perfil
Paulista nascido em Guarulhos (SP), Jorge Tadeu Mudalen é engenheiro civil e assume seu quinto mandato de deputado federal aos 56 anos de idade. Ex-vereador e deputado estadual de São Paulo, iniciou sua carreira política filiando-se ao PMDB, em 1980. Em 1995, migrou para o PPB (hoje PP) e, quatro anos depois, retornou ao PMDB, do qual foi coordenador da bancada paulista e vice-presidente. Filiou-se ao PFL, atual DEM, em 2005.

Na Câmara, Mudalen presidiu as comissões de Finanças e Tributação; e de Seguridade Social e Família. Foi 1º vice-presidente da Comissão de Minas e Energia e atuou como titular em diversas outras, como a de Educação e Cultura; de Ciência e Tecnologia; e de Fiscalização Financeira e Controle.

Integrante da bancada evangélica, Mudalen fez parte de mais de 10 frentes parlamentares, como a de Combate à Corrupção, de Radiodifusão e de Habitação e Desenvolvimento Urbano.

Reportagem – Noéli Nobre
Edição – Newton Araújo
Fonte: Agência Câmara