40% das habilidades implementadas pelo mercado devem mudar até 2030, e a lacuna de competências já é um obstáculo para 63% dos funcionários quando o assunto é evitar que seus negócios se tornem obsoletos. É o que destaca o Relatório sobre o Futuro dos Empregos 2025, publicado pelo Fórum Econômico Mundial.
Segundo o documento, 59% dos trabalhadores precisarão se requalificar ou aprimorar suas habilidades até 2030. E mais: 11% deles provavelmente não terão a oportunidade de fazê-lo. Isso significa que mais de 120 milhões de profissionais podem perder relevância no prazo médio.
O Fórum estima que 170 milhões de novas funções líquidas serão criadas até 2030, e 92 milhões deixarão de existir – o que resultará em um aumento de 78 milhões de empregos.
O relatório também indicou como habilidades que mais ganharão importância até 2030. Como principais são: conhecimento sobre IA e big data; sobre redes e segurança cibernética; e alfabetização tecnológica. Em seguida, criatividade, flexibilidade e curiosidade. Então, liderança e influência social ; gestão de talentos; pensamento analítico; e gestão ambiental.
VOCÊ RH