NOVA CENTRAL SINDICAL
DE TRABALHADORES
DO ESTADO DO PARANÁ

UNICIDADE
DESENVOLVIMENTO
JUSTIÇA SOCIAL

Os funcionários do Hospital Universitário Evangélico de Curitiba ainda não receberam a 2º parcela do 13º salário, que por lei, deve ser paga até no máximo dia 20 de dezembro, sob pena de multa. Segundo ouvintes que entraram em contato coma reportagem da rádio Banda B, o problema é enfrentado todos os anos e atinge vários setores da instituição.

De acordo com informações repassadas por um funcionário do hospital, identificado apenas como Cláudio, desde que ingressou no hospital, há cerca de cinco anos, o episódio se repete. “Nós trabalhamos o ano inteiro e contamos com esse dinheiro extra. Chega  dezembro e a direção diz está cheia de dívidas e não pode pagar”, afirma. Cláudio ressalta ainda que os funcionários foram comunicados de que o pagamento será efetuado até o dia 30, fato que indignou os servidores.

Os repórteres da rádio Banda B fizeram contato com a direção do Hospital, que divulgou uma nota de esclarecimento afirmando que  o atraso no pagamento ocorre em decorrência de um litígio entre a instituição e o Ministério da Saúde. Confira a nota na íntegra:

“A administração do Hospital Evangélico Universitário de Curitiba – HUEC esclarece que um dos motivos do lamentável atraso ao pagamento da 2º parcela do 13º salário, se deve ao fato de que o HUEC possui um crédito junto ao Ministério da Saúde desde outubro do corrente ano, sem repasse até o momento. São recursos suficientes para pagamento da parcela bem como dos demais compromissos. Neste momento a direção está empenhada na busca de alternativas para conseguir recursos e cumprir com suas obrigações, pois sabe das necessidades de seus funcionários. É sabido que os hospitais filantrópicos passam por dificuldades, principalmente neste período do ano, mas o Hospital Evangélico fará o possível para resolver a questão o quanto antes. É uma situação que desagrada a todos.”

Fonte: Banda B