Marco histórico na legislação do país, a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) será tema de seminário que o Grupo de Estudos de Direito Contemporâneo do Trabalho e da Seguridade Social (Getrab) promoverá em 2 de março, na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP).
Intitulado “80 anos da CLT — Passado, Presente e Futuro das Relações de Trabalho”, o seminário tratará do legado da Consolidação e de suas oito décadas de serviços prestados aos trabalhadores.
Entre os conferencistas confirmados estão o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho; os ministros do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Alexandre Agra Belmonte e Maria Cristina Irigoyen Peduzzi; e o ministro aposentado do TST Almir Pazzianotto.
A organização é do professor titular aposentado da USP Nelson Mannrich, coordenador do Getrab e sócio do escritório Mannrich e Vasconcelos Advogados. Gratuito, o evento ocorrerá das 15h30 às 19h. Haverá emissão de certificados aos participantes.
Programação
Marcada para as 16h, a conferência de abertura abordará o papel dos grupos de estudos no fomento da pesquisa. Participam do debate o professor Mannrich e o reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior.
Em seguida, o diretor da Faculdade de Direito da USP, professor Celso Campilongo, falará sobre “o legado da CLT para as futuras gerações e o trabalho como valor e ética no trabalho”.
Às 16h40, Peduzzi, Belmonte e Pazzianotto participam do painel “Passado, Presente e Futuro da CLT”. Luiz Carlos Amorim Robortella, presidente da Academia Brasileira de Direito do Trabalho, conduz a mesa.
Já o ministro Luiz Marinho participa do encerramento do seminário, às 18h, na conferência “CLT para a Presente e Futuras Gerações de Trabalhadores”. Depois, haverá o lançamento do livro 80 Anos da CLT: Passado, Presente e Futuro das Relações de Trabalho no Brasil.
Clique aqui para se inscrever (presencial)
Revista Consultor Jurídico
https://www.conjur.com.br/2023-fev-16/legado-clt-tema-evento-faculdade-direito-usp