NOVA CENTRAL SINDICAL
DE TRABALHADORES
DO ESTADO DO PARANÁ

UNICIDADE
DESENVOLVIMENTO
JUSTIÇA SOCIAL

Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei) deste mês revela otimismo em quatro regiões do Brasil, com exceção do Sul

Raphael Pati*

Após um mês de janeiro mais negativo, os empresários do setor de indústrias estão mais confiantes, como indica a Confederação Nacional da Indústria (CNI). Segundo dados recentes publicados no Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei), a confiança no setor apresentou crescimento em 21 dos 29 setores consultados pela confederação durante a fase de estudos.

O indicador de fevereiro revela otimismo em quatro regiões do Brasil, com exceção do Sul. No geral, entre as grandes empresas, o índice de confiança passou a ser positivo, ao contrário do registrado nas pequenas e médias empresas. Ao todo, 1.979 empresas foram consultadas entre 1º e 9 de fevereiro, como informa a CNI.

Os setores que apresentam a maior confiança do empresariado são os de produtos farmoquímicos e farmacêuticos, produtos de limpeza, perfume e higiene pessoal, máquinas, aparelhos e materiais elétricos e extração de materiais não-metálicos. Já os setores pessimistas são os de produtos de madeira, produtos de minerais não-metálicos, confecção de artigos do vestuário e acessórios e móveis.

Na visão do gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo, a confiança do empresariado na indústria está sustentada nas expectativas, e não na avaliação das condições atuais.

“Ou seja, quando se vê a confiança como um todo, os empresários mostram confiança, mas ela está baseada nas expectativas dos empresários com relação à sua empresa e com relação à economia brasileira. A avaliação das condições correntes segue negativa e, na verdade, até piorou, na passagem de janeiro para fevereiro”, explica.

*Estagiário sob a supervisão de Andreia Castro

CORREIO BRAZILIENSE

https://www.correiobraziliense.com.br/economia/2023/02/5075991-cni-industria-recupera-confianca-em-fevereiro-avancando-em-21-dos-29-setores.html