NOVA CENTRAL SINDICAL
DE TRABALHADORES
DO ESTADO DO PARANÁ

UNICIDADE
DESENVOLVIMENTO
JUSTIÇA SOCIAL

Mais uma vez a Nova Central Sindical dos Trabalhadores (NCST) mostrou que sua luta pelos direitos dos trabalhadores não é baseada nos extremos, mas sim na negociação, na parceria e em tentativas mais efetivas para as conquistas dos sindicatos filiados. Desta vez, membros da NCST, liderados pelo presidente no Paraná, Denílson Pestana, e pelo presidente nacional, José Calixto Ramos, foram recebidos na Prefeitura de Campo Largo pelo vice-prefeito, Dante Vanin, e pelo presidente da Câmara Municipal, Josley Andrade.

A reunião foi logo depois de um encontro no Hotel Tulip Inn, também em Campo Largo, que reuniu representantes da NCST de todo o estado. Na Prefeitura, os mais de 10 membros que representavam a NCST/Paraná apresentaram princípios da entidade a Vanin e a Andrade, e mostraram disposição ao diálogo. “Nunca orientamos nossas entidades para o extremo: a ordem é negociar até o limite”, afirmou Denílson Pestana. “Não queremos inviabilizar nenhum negócio”, completou.

O vice-prefeito também mostrou que está aberto a uma parceria com a Nova Central. Segundo ele, grandes empresas estão para se instalar em Campo Largo, e certamente vão contratar um grande número de moradores dali. Com essas contratações iminentes no município, Dante Vanin acredita que se abre um campo propício para centrais sindicais como a NCST, que busca conquistar os direitos dos trabalhadores sem alardes e sem extremismos

Secretaria Municipal do Trabalho: uma reivindicação justa

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas Montadoras de Veículos, Chassis e Motores de Campo Largo (Sindimovec), Adriano Carlesso, um dos membros da comitiva da NCST/PR, lembrou que há sindicatos que querem ganhar tudo “na pancada”. “Nós somos apartidários e avaliamos, negociamos, não somos extremistas”, manifestou. Por esse motivo, segundo ele, é de fundamental importância a criação de uma Secretaria Municipal do Trabalho na cidade.

A reivindicação foi bem recebida pelo vice-prefeito, mas Vanin colocou que, neste momento, por motivos de cortes de gastos da Prefeitura, não será possível atender a essa solicitação. “Mas, com essas novas empresas que estão chegando, nossa arrecadação pode ser 50% maior, e aí até o meio do ano que vem podemos dar início aos trâmites para a criação dessa secretaria”, prometeu. Mesmo sem a criação imediata, Dante Vanin complementou que a Prefeitura se coloca à disposição para sentar e conversar mesmo sem a secretaria.

Ainda durante a reunião, o presidente nacional da NCST, José Calixto Ramos, relembrou da época em que começou sua vida sindical. “Sou do tempo em que o sindicato que não fizesse uma greve não era considerado um sindicato lutador; hoje é diferente, há a disposição ao diálogo e à negociação”, disse. Mas ele ressalvou que, em caso de se tentarem todas as alternativas e a greve se fizer necessária, os sindicatos filiados à NCST não hesitarão em realizá-la.

Calixto lembrou também que a NCST está crescendo muito em todo o Brasil, inclusive no Paraná, apesar do pouco tempo de fundação em relação a outras centrais. “Já temos uma estrutura sindical forte e de credibilidade”, afirmou, lembrando que isso acontece porque os princípios da entidade a estão levando para o caminho certo. “Trabalhamos sempre numa linha com muito respeito, ética e moral acima de tudo”, finalizou. 

Confira as fotos:

Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket Photobucket