NOVA CENTRAL SINDICAL
DE TRABALHADORES
DO ESTADO DO PARANÁ

UNICIDADE
DESENVOLVIMENTO
JUSTIÇA SOCIAL

O Paraná fechou o ano com o saldo de 154 mil novas vagas, o quinto melhor desempenho dentre os estados da federação, posição equivalente à participação da economia do estado na composição do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. O resultado, recorde histórico, foi 123% maior que o de 2009, quando o saldo entre contratações e demissões no estado foi de 69 mil – número que, ainda impactado pela crise internacional, havia ficado bem abaixo da média dos anos anteriores. Encabeçam a lista de maiores empregadores os estados de São Paulo (726,4 mil vagas), Minas Gerais (296,2 mil), Rio de Janeiro (217,8) e Rio Grande do Sul (178,9).

Região metropolitana

A região metropolitana de Curitiba (RMC) foi responsável pela criação de 65 mil novas vagas, ou 42% do total de empregos criados no estado durante o ano, enquanto que o interior criou 89 mil postos (58%). O desempenho da RMC ficou 135% acima do resultado de 2009, quando a região criou 27,6 mil empregos.

Em termos absolutos, o setor de serviços foi o que mais contratou no estado durante o ano, com saldo de 53,7 mil empregos, seguido pelo comércio (38,6 mil) e pela construção civil (19,4 mil). A agricultura foi o único setor da economia nacional a apresentar saldo negativo na geração de empregos, com o fechamento de 2,5 mil postos de trabalho em 2010 – um saldo bastante influenciado pelas demissões no Paraná, onde o setor fechou 2,2 mil vagas.

Demissões em dezembro

Apesar do bom resultado obtido no ano, em dezembro o desempenho do mercado de trabalho formal foi negativo, já que as demissões superaram as contratações em 407 mil. O mês tradicionalmente é de fechamento de vagas, devido a fatores como entressafras agrícolas, término de ciclo escolar e dispensa de temporários, por exemplo. No Paraná, as demissões superaram as contratações em 31,8 mil.

Fonte: Gazeta do Povo