NOVA CENTRAL SINDICAL
DE TRABALHADORES
DO ESTADO DO PARANÁ

UNICIDADE
DESENVOLVIMENTO
JUSTIÇA SOCIAL

Em vez de discursar na Cinelândia, no Rio de Janeiro, o governo americano decidiu que Barack Obama vai falar para um público restrito, no Teatro Municipal. A informação foi divulgada na coluna de Ancelmo Gois na edição desta sexta-feira, dia 18, do jornal “O Globo” e confirmada por uma repórter da TV Globo.

Não foi informado o motivo que levou à decisão, tomada na noite de quinta-feira após o consulado americano ter confirmado o discurso em um palco no Centro da capital fluminense. A montagem, que já estava em andamento, foi suspensa. Com a mudança, devem sofrer alterações as interrupções no trânsito da cidade.

Já a coluna de Kennedy Alencar, da “Folha de S. Paulo”, afirma que a presidente Dilma Rousseff estava brava com a ideia do discurso. O Planalto tentava há algumas semanas dissuadir a Casa Branca. Foram alegados diversos problemas, como o temor de o evento ser um fracasso de público e dificuldades para garantir a segurança de Obama. Por fim, o governo abriu o jogo e disse que a petista não gostava da iniciativa, que, para um ministro, seria o mesmo que a brasileira discursar em plena Times Square, em Nova York.