NOVA CENTRAL SINDICAL
DE TRABALHADORES
DO ESTADO DO PARANÁ

UNICIDADE
DESENVOLVIMENTO
JUSTIÇA SOCIAL

Aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), bem como segurados que recebem benefícios como o auxílio-doença, precisam ficar atentos para não ter o pagamento suspenso. A Previ­dência Social suspende o benefício dos segurados que não fizerem o saque em até 60 dias. Só neste ano, 37.366 benefícios foram suspensos porque o saque não foi feito no prazo.

Quem teve o pagamento suspenso não perde o direito ao benefício. Mas para a liberação do dinheiro é necessário se dirigir à agência previdenciária que mantém o benefício para pedir a reativação do depósito. Não adianta solicitar o desbloqueio no banco. A medida foi criada para evitar o pagamento indevido e qualquer tentativa de fraude, como o saque do benefício de segurado já morto.

O desbloqueio é feito mediante apresentação de documento de identificação com foto. Se o segurado estiver impossibilitado de ir à agência por motivo de doença, poderá enviar um procurador em seu lugar – também será necessário apresentar atestado médico. Quando o pagamento é restabelecido, o beneficiário também recebe os pagamentos retidos.

Fonte: Gazeta do Povo