NOVA CENTRAL SINDICAL
DE TRABALHADORES
DO ESTADO DO PARANÁ

UNICIDADE
DESENVOLVIMENTO
JUSTIÇA SOCIAL

Pesquisa aponta que o Paraná foi o quinto estado com mais contratações, totalizando 1.033 admissões 

grficotercerizadosfolhadelondrina

 Curitiba – Os setores de lazer, entretenimento, indústria e comércio contrataram aproximadamente 16,5 mil trabalhadores temporários em todo o Brasil em julho, número 10% superior ao registrado no mesmo mês no ano passado. Os dados constam de pesquisa da Associação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário (Asserttem) e foram coletados pelo Instituto de Pesquisa Manager (Ipema). No ranking dos estados com maior número de contratações de temporários, o Paraná foi o quinto. 

A Asserttem apontou que, em razão das férias escolares, parques de diversão, clubes, hotéis, bares e restaurantes tradicionalmente contratam muitos trabalhadores temporários em julho. Os setores de lazer e entretenimento responderam por 12,5 mil contratações. As restantes foram feitas pela indústria e pelo comércio. 

Jismalia de Oliveira Alves, diretora da Asserttem, apontou que uma explicação para o grande crescimento da contratação de temporários em julho na comparação com o mesmo mês em 2010 foi o aumento do público que busca opções de lazer nas férias de meio de ano. ”Muitas pessoas estão migrando de classes mais baixas para a classe C, demandando parques temáticos, hotéis, pousadas. E hoje, com a facilidade de crédito, há muitas possibilidades de parcelamento de viagens”, explicou. 

Segundo a pesquisa, o Paraná foi o quinto Estado com mais contratações de trabalhadores temporários em julho, ficando atrás apenas de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. 

Do total de temporários contratados no País, 14% foram efetivados. Jovens que buscavam o primeiro emprego representaram 23% das vagas temporárias preenchidas no mês passado, o que indica a importância desse tipo de contrato como porta de entrada no mercado de trabalho formal. 

”Os setores de entretenimento e lazer contratam muitos jovens. Por exemplo, para a função de monitor em um parque temático ou uma colônia de férias, são necessárias pessoas com muita força física, energia, com habilidade para conduzir atividades com crianças. Mas pessoas mais maduras também podem desempenhar essas funções e também possuem outras oportunidades. Os serviços de garçom e camareira são geralmente mais desempenhados por pessoas com mais experiência”, disse Jismalia.