NOVA CENTRAL SINDICAL
DE TRABALHADORES
DO ESTADO DO PARANÁ

UNICIDADE
DESENVOLVIMENTO
JUSTIÇA SOCIAL

Para incentivar a qualidade de vida dos trabalhadores da construção civil, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) realiza em todo o país o Dia Nacional da Construção Social. Este evento, considerado um mutirão solidário que proporciona gratuitamente serviços de cidadania para funcionários do setor e familiares, é realizado em Mato Grosso pelo Servi&cce dil;o Social da Indústria (Sesi-MT) e o Sindicato das Indústrias da Construção de Mato Grosso (Sinduscon-MT).

A iniciativa, que acontece no dia 20 de agosto em diversas capitais brasileiras, está na 5ª edição e este ano tem como tema central o respeito ao meio ambiente. A proposta pretende reforçar que o crescimento recorde da construção civil nos últimos anos caminha em paralelo com a preocupação com a sustentabilidade das obras e a saúde dos trabalhadores envolvidos. 

O Dia Nacional da Construção Social será realizado no Sesipark, em Cuiabá, das 09h às 16h30 e contará com atividades ligadas ao esporte, lazer, cultura, além de orientações e atendimentos básicos nas áreas de saúde e cidadania. A ação, que acontece pela 3º vez no Estado, dará aos trabalhadores e familiares acesso ao complexo aquático em um dia repleto de atividades e recreação.

Entre os serviços de saúde oferecidos no evento estão a distribuição de kits de higiene bucal, orientações sobre alcoolismo, hepatite, hipertensão, tabagismo, DST’s e demais doenças, oficinas de educação alimentar com o Programa Cozinha Brasil, aferição de pressão, colesterol e tipos sanguíneos. Na área de cidadania, os trabalhadores terão acesso a serviços de beleza, dicas de segurança e economia de energia e irão conhecer as ações de educação do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT).

Devido ao potencial agregador e social dos esportes, durante o dia todo as ações de lazer serão efetivas, com jogos em equipe e atividades físicas. Apresentações artísticas e culturais também marcarão o Dia Nacional da Construção Social, que ainda contará com o sorteio de vários prêmios. 

Parceiros – Para a realização do Dia Nacional da Construção Social em Mato Grosso, o Sesi-MT e o Sinduscon-MT contam com a parceria do MT-Hemocentro, UFMT, Escola Monte Sião, Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá, Secretaria Estadual de Saúde, Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica, Uniodonto, Sanecap, Cemat S/A, Oxigênio Cuiabá, Renosa, Instituto Embelleze, Refrigerantes Marajá, Secretaria do Meio Ambiente (Sema), UNIC, Exército Brasileiro – 44º Batalhão de Infantaria Motorizado, Correios, Palhaço Chulingo, Prefeitura Municipal de Cuiabá, Maxvinil, Secretaria de Esporte e Lazer de Cuiabá e Água Puríssima.

Patrocinadores – Regionalmente patrocinam o evento as empresas Plaenge Empreendimentos, Conenge Construção, Embracon, Consórcio Santa Bárbara e Mendes Júnior, Briaze Construtora, Jaó Engenharia, Ginco Empreendimentos, Sisan Construtora de Incorporadora, Sindicato da Indústria da Construção Pesada (Sincop), Ampla Engenharia e Construção, Construtora Tocantins, Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e Sesi-MT.