NOVA CENTRAL SINDICAL
DE TRABALHADORES
DO ESTADO DO PARANÁ

UNICIDADE
DESENVOLVIMENTO
JUSTIÇA SOCIAL

Curitiba – O Programa de Orientação ao Consumidor do Paraná (Procon-PR) faz um alerta a população com relação às contas e faturas não recebidas dentro do prazo de pagamento, em função da greve dos carteiros. O não recebebimento da fatura não justifica atrasos no pagamento, o que pode gerar multas e juros. 

A orientação para o consumidor que recebe fatura pelo correio é para que entre em contato com a instituição credora para solicitar uma segunda via do documento a ser pago. Em vários casos, o boleto bancário pode ser impresso, acessando a página do fornecedor na internet. Também é possível contatar o Serviço de Atendimento ao Consumidor da empresa e solicitar a remessa do boleto por e-mail ou fax, pedir o código de barras do documento, ou local para efetuar o pagamento. 

Vale lembrar que o fornecedor deve disponibilizar ao consumidor outras formas de pagamento, além do boleto bancário. Se o consumidor tiver algum prejuízo em razão da não disponibilidade, pode procurar os órgãos de defesa do consumidor. A emissão do boleto não pode ser cobrada, conforme norma do Banco Central (Resolução 3.693/09).

Equipe da Folha