Juliano Moreira
do Agora
A próxima semana de conciliação do TRF 3 –que abrange os Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul–, irá tratar, principalmente, de ações sobre auxílio-doença, segundo a superintendente do INSS no Estado de São Paulo, Dulcina Aguiar.
As audiências estão marcadas entre os dias 12 e 21 de outubro e atenderão apenas ações que já chegaram na segunda instância da Justiça.
Nessas datas, os procuradores do INSS e os segurados poderão negociar um acordo, com a ajuda de conciliadores do tribunal.
É preciso avaliar se vale a pena aceitar um acordo. Advogados recomendam que o segurado não aceite descontos de mais de 10% do valor que será pago de atrasados (diferenças não pagas nos últimos cinco anos).
Mas, para quem está doente ou precisa de dinheiro, o acordo pode ser uma saída já que o julgamento final da ação demora.