NOVA CENTRAL SINDICAL
DE TRABALHADORES
DO ESTADO DO PARANÁ

UNICIDADE
DESENVOLVIMENTO
JUSTIÇA SOCIAL

O teor do acordo, que se refere ao reajuste salarial da categoria, não foi divulgado. Sindicalista adianta, porém, que vai sugerir aos colegas cancelar o protesto de três horas que estava programado para esta quarta-feira

Depois de pouco mais de cinco horas de discussão, em reunião na tarde desta terça-feira (6), as empresas e os trabalhadores do transporte coletivo de Londrina parecem ter chegado a um consenso sobre o reajuste salarial da categoria. O teor da proposta, entretanto, não foi divulgado.

O Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Londrina (Sinttrol) deve sugerir que não haja protesto nesta quarta-feira (7), como se previa. O órgão tende ainda a convocar uma nova assembleia para terça-feira (13), para votar a proposta.

“Chegamos ao máximo do que era possível. [A proposta] evoluiu na medida em que não se vincula mais ao desfecho da pendência judicial”, disse o presidente do Sinttrol, João Batista da Silva. Ele não quis revelar o teor da proposta antes de apresentá-la à categoria, na manhã desta quarta-feira (7), quando estava programada uma paralisação de três horas.

“Vou sugerir que não haja protesto. Mas vamos sentir como será o termômetro”, disse o sindicalista. De acordo com ele, ainda não está afastado o risco de greve. “Estamos trabalhando para o fechamento do acordo coletivo desvinculado do restante da pauta”, afirmou.

Na sexta-feira (2), as empresas ofereceram 6,25% de reajuste, mas somente quando a tarifa do ônibus voltar a ser de R$ 2,25. Atualmente o valor é R$ 2,10, por determinação judicial.

Na segunda-feira (5), os trabalhadores rejeitaram a proposta de aumento salarial vinculado ao valor da tarifa. Por isso, a reunião marcada para esta terça-feira.