A Comissão de Viação e Transportes realiza hoje audiência pública para discutir a possibilidade de implantação do sistema Bus Rapid Transit (BRT) em cidades brasileiras, como forma de melhorar o transporte público coletivo em área urbanas e reduzir os congestionamentos no trânsito.
O sistema BRT é caracterizado por vias exclusivas para ônibus de grande capacidade, como os veículos bi-articulados que podem transportar até 270 passageiros por viagem; por estações de embarque eficientes e confortáveis; e pela prioridade para ônibus em cruzamentos.
Segundo o deputado Mauro Lopes (PMDB-MG), autor do requerimento para a realização da audiência, o aumento da quantidade de veículos nas grandes cidades, além de comprometer o trânsito e a mobilidade da população, contribui para o desenvolvimento de doenças.
“Diante do caos urbano, devemos buscar soluções técnicas que priorizem o transporte coletivo. Segundo técnicos de transporte público, a solução é adotar sistemas como o BRT, em razão do custo relativamente baixo e da rapidez de implantação”, argumenta o deputado.
Foram convidados para a audiência:
– o presidente da Frente Nacional de Prefeitos, João Coser;
– o presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Transporte Urbano e Trânsito, Dilson Peixoto;
– o titular da Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, Luiz Carlos Bueno de Lima;
– o presidente da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), Ailton Brasiliense;
– o presidente da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), Otávio Vieira da Cunha Filho;
– o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Ônibus (Fabus), José Fernandes Martins.
A audiência será realizada às 10 horas, no plenário 11.