NOVA CENTRAL SINDICAL
DE TRABALHADORES
DO ESTADO DO PARANÁ

UNICIDADE
DESENVOLVIMENTO
JUSTIÇA SOCIAL

A presidente Dilma Rousseff reafirmou nesta segunda-feira as condições do Brasil de reagir aos efeitos da crise econômica internacional e manter seu crescimento mesmo diante das turbulências externas.
 
‘Chegou o momento em que o Brasil amadureceu, nós amadurecemos economicamente, somos um país que sabemos crescer, manter a estabilidade’, disse Dilma durante assinatura do contrato de concessão do aeroporto de São Gonçalo do Amarante (RN).
 
Dilma voltou a citar a crise internacional como momento de ‘oportunidade’ para o país e pediu novamente para que brasileiros sigam consumindo e as empresas mantenham a produção.
 
‘Diante dessa crise, o Brasil tem todas as condições de continuar crescendo, o seu povo continuar consumindo, as suas empresas produzindo’, disse.
 
A fala de Dilma reforça seus últimos discursos, nos quais tem defendido o mercado interno brasileiro e a solidez fiscal como ferramentas do Brasil para amenizar os efeitos da crise.
 
O governo também vem estimulando a economia por meio da política monetária, com reduções na taxa básica de juros.
 
Dilma reafirmou as condições do país de garantir crédito às empresas, com as reservas internacionais brasileiras e o depósito compulsório dos bancos no Banco Central.
 
Citou também uma inflação ‘progressivamente caminhando’ para o centro da meta e uma política fiscal ‘séria’.
 
O aeroporto de São Gonçalo do Amarante é o primeiro terminal leiloado à iniciativa privada no Brasil.
 
O governo já anunciou que irá conceder outros três terminais – Guarulhos (SP), Viracopos (SP) e Brasília – já saturados, como parte das melhorias em infraestrutura para a Copa do Mundo de 2014.
 
(Por Hugo Bachega, em Brasília; Edição de Eduardo Simões)