Uma reunião ocorrida na manhã desta terça-feira (20), na Secretaria de Estado da Copa do Mundo, com os secretários estaduais César Silvestri (Desenvolvimento Urbano) e Mario Celso Cunha (Copa 2014), selou a participação do Conselho Estadual das Cidades (ConCidades Paraná) nas Câmaras Temáticas da Secretaria da Copa.
O secretário César Silvestri, que também é presidente do ConCidades Paraná, indicou os conselheiros Denílson Pestana da Costa, para representar a Nova Central Sindical de Trabalhadores e a Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário, e Érico Morbis, para representar a área empresarial do colegiado.
O secretário de Desenvolvimento Urbano aproveitou para destacar a importância da integração com a Copa do Mundo. “A integração do Conselho Estadual das Cidades com os assuntos da Copa do Mundo 2014 será fundamental para todos, incluindo trabalhadores e empresários neste movimento, que irá gerar um grande legado à nossa sociedade”, afirmou César Silvestri.
Mario Celso lembrou dos trabalhos realizados através das Câmaras Temáticas e, sobretudo da participação de toda a sociedade neste projeto. “A participação do Conselho das Cidades nas Câmaras Temáticas vem reforçar a participação da sociedade neste processo, ajudando nas idéias e principalmente na transparência”, disse o secretário da Copa.
Também participaram da reunião o Conselheiro do Conselho Estadual das Cidades e Presidente da NCST/PR Denílson Pestana da Costa e o Assessor de Programas Especiais da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano – SEDU, Orlando Agulham Junior, que também é secretário executivo do ConCidades.
O ConCidades Paraná é um órgão colegiado de caráter consultivo e fiscalizatório, que reúne representantes do poder público e da sociedade civil. Integra a estrutura da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano – Sedu/Paranacidade e sua finalidade é formular, estudar e propor diretrizes para o desenvolvimento municipal e metropolitano. Também cabe ao ConCidades atuar de forma integrada ao desenvolvimento regional, nas dimensões ambiental, social e econômica, com participação social e integração das políticas de planejamento, ordenamento territorial e gestão do solo urbano, de habitação, saneamento ambiental, mobilidade, trânsito e transporte urbano.
Fotos: Osvaldo Ribeiro.