NOVA CENTRAL SINDICAL
DE TRABALHADORES
DO ESTADO DO PARANÁ

UNICIDADE
DESENVOLVIMENTO
JUSTIÇA SOCIAL

O Produto Interno Bruto (PIB) no setor de construção civil no Ceará cresceu 5,5% em 2011 em relação ao ano anterior, de acordo com o Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon). A elevação deve manter o Ceará com crescimento acima da média nacional, estimada em 3,4%.
 
O resultado é considerado positivo pelo Sinduscon, apesar da desaceleração do resultado anterior, quando o PIB do setor registrou crescimento de 11%.
 
De acordo com o sindicato, os fatores que mais contribuíram para a elevação são o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e o Programa Minha Casa Minha Vida, criados pelo Governo Federal respectivamente para o desenvolvimento da infraestrutura e moradia.
 
Para 2012, o maior desafio do Ceará é qualificar a mão de obra no estado, atualmente em escassez, de acordo com o presidente da Cooperativa da Construção do Ceará (Coopercon-CE), Marcos Novaes. “O maior desenvolvimento do setor somente se dará com a formação de mão de obra técnica e operacional que atenda à demanda e o crescimento da construção civil em nosso estado”, afirmou Novaes.“Somente em Fortaleza e sua região metropolitana, o número de canteiros de obra passou de 380, em 2009 para 659, em 2011, proporcionando a criação de 15 mil novos postos de trabalho, somando assim 60 mil trabalhadores com carteira assinada no Estado”, disse o presidente do Sinduscon, Roberto Sergio.
 
A estimativa do sindicato da construção civil para 2012 é de crescimento em torno de 5%, estimulado principalmente por obras estruturantes para eventos como a Copa das Confederações e a Copa do Mundo.