O 1º Encontro de Mulheres da Construção Civil aconteceu domingo (04) na Sede Recreativa do SINTRIVEL. Pedreiras, azulejistas, pintoras e esposas de trabalhadores da construção civil estiveram presentes. As palestras e discussões giraram em torno do tema: “Qual é o papel político e social da mulher no Brasil?’
O presidente do SINTRIVEL, Oracildes Tavares e os demais diretores fizeram a abertura do evento e passaram a palavra para as palestrantes: Rosana Nazzari, doutora em ciência política e professora da Unioeste; Maristela Becker Miranda, professora e gerente da Agência do Trabalhador em Cascavel e Rosangela Nietto, professora e bacharel em direito. A presidente do Conselho dos Direitos da Mulher em Cascavel, Inês de Paula também esteve presente no debate.
O objetivo do SINTRIVEL ao promover o encontro é provocar a reflexão sobre a luta das mulheres para conquistarem seus direitos, além de combater o caráter comercial que é atribuído ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 08 de março.
“Este é o primeiro encontro, plantamos a semente, oportunizamos a geração de agentes sociais, esperamos que o debate não termine aqui, mas siga até casa destas trabalhadoras e até as obras onde atuam. Assim, as mulheres cada vez mais, assumirão o papel social e político que cabe a elas” afirma Oracildes Tavares, presidente do SINTRIVEL.
Enquanto as mulheres estavam nas palestras e debates, maridos e filhos participavam de atividades de lazer. Oracildes faz questão de enfatizar “Temos consciência de que o movimento das mulheres só é possível com o apoio dos companheiros e filhos, por isso disponibilizamos suporte às famílias para que o evento pudesse ser realizado com sucesso”.
Um dos assuntos mais citados foi a falta de vagas nas creches municipais de Cascavel. Problema que poderia ser amenizado se as empresas da construção civil investissem em creches para os filhos das trabalhadoras. Portanto, ficou definida a inclusão da reivindicação de creches nas empresas de Cascavel na pauta de discussões da próxima Convenção Coletiva de Trabalho. A expectativa agora é para que a cada ano o evento seja ampliado e se consolide no calendário de eventos do SINTRIVEL. Um churrasco encerrou as atividades do encontro.