O presidente da FETRACONSPAR, Geraldo Ramthun, participa hoje (03/04) em Brasília/DF, de extensa pauta de reuniões sobre o setor da Construção Civil.
Pela manhã participa no Palácio do Planalto, de cerimônia onde serão anunciadas pela Presidente Dilma, medidas do Plano Brasil Maior – programa de estímulo à competitividade da indústria brasileira por meio de desonerações de tributos e políticas cambiais.
Dentro deste plano, serão formados grupos de interlocução entre Governo, representantes do setor empresarial e de trabalhadores.
Indicado pela NCST – Nova Central Sindical de Trabalhadores, Ramthun irá compor o Conselho de Competitividade Setorial de Construção Civil, que terá abertura oficial na parte da tarde com reunião de trabalho.
Compromisso Nacional
Às 14:00 horas, também no Palácio do Planalto, Ramthun participa da 1ª reunião ordinária da Mesa Nacional Permanente para Aperfeiçoamento das Condições de Trabalho na Indústria da Construção, que contará com a presença do Ministro Gilberto Carvalho (Secretaria Geral da Presidência da República).
A Mesa Nacional Permanente para o Aperfeiçoamento das Condições de Trabalho na Indústria da Construção, tem caráter tripartite (com representantes do governo federal, setor empresarial e centrais sindicais), e é coordenada pela Secretaria-Geral da Presidência da República.
Ramthun irá representar à Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria da Construção e do Mobiliário (CONTRICOM).
Participam da Mesa como representantes dos trabalhadores as centrais sindicais, confederações e federações nacionais.
Já a parte patronal está representada pelo Sindicato Nacional da Indústria da Construção Pesada-Infraestrutura (Sinicon) e pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).
Pelo governo, além da Secretaria-Geral, também estão representados na Mesa, os seguintes Ministérios: Trabalho e Emprego; Planejamento, Orçamento e Gestão; Previdência Social; Desenvolvimento Social e Combate à Fome; Casa Civil; Educação; Cidades; Minas e Energia; Esporte; Integração Nacional; Transportes; e a Secretaria de Direitos Humanos.
