O ministro circulará o país em campanha por mudanças no sistema previdenciário, informa Leandro Mazzini, na Coluna Esplanada
Ministro patrocina caravana por reforma na Previdência
O ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho (PMDB), vai bancar uma caravana para a maioria das capitais com uma campanha por uma nova reforma da Previdência. Encampará o discurso pelo fim do Fator Previdenciário, criado pelo governo em 1999 e adotado pelos sucessores como solução para estancar a eventual sangria das contas. Garibaldi escalou o senador Paulo Paim (PT-RS) para ser o megafone da mudança, a fim de pressionar a presidente Dilma Rousseff. “Vamos mostrar que não há déficit na Previdência, que ela é superavitária”, adianta Paulo Paim.
Garibaldi quer iniciar uma campanha por uma reforma mais ampla da Previdência
Alternativa
Paim prega a opção 85/95: se aposenta com 100% do benefício todo cidadão cuja soma do tempo de contribuição com a idade atinja 85, para mulheres, e 95 anos, para homens.
Travado
O Fator, hoje, reduz entre 35% e 40% os benefícios no ato da aposentadoria. Paim conseguiu aprovar no Senado o seu fim, mas a Câmara trava a votação desde 2008.


