NOVA CENTRAL SINDICAL
DE TRABALHADORES
DO ESTADO DO PARANÁ

UNICIDADE
DESENVOLVIMENTO
JUSTIÇA SOCIAL

O analista político do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) Antônio Augusto de Queiroz apresentou na tarde desta quarta-feira (29) a representantes dos veículos de comunicação do Senado as projeções do órgão para as eleições de 3 de outubro. O objetivo do encontro, organizado pela Secretaria de Pesquisa e Opinião Pública (DataSenado), foi orientar os profissionais que atuarão na cobertura das eleições majoritárias, no próximo domingo.

Na ocasião, além de escolherem o presidente do país, o governador de seus estados e deputados federal e estadual – no caso do Distrito Federal, deputado distrital -, os eleitores deverão votar em dois candidatos ao Senado. Isso poderá representar uma renovação de até três quintos do atual perfil político-partidário da instituição e alterar significativamente a correlação de forças entre Executivo e Legislativo.

Queiroz afirmou que há uma tendência histórica de se privilegiar candidatos que representem a continuidade quando a economia do país vai bem, como é o caso do cenário atual. Dessa forma, em sua avaliação, de uma forma geral deverá haver diminuição das bancadas dos partidos de oposição no Senado.

Para conferir as projeções do Diap para as eleições no Senado e na Câmara, visite http://www.diap.org.br/.