NOVA CENTRAL SINDICAL
DE TRABALHADORES
DO ESTADO DO PARANÁ

UNICIDADE
DESENVOLVIMENTO
JUSTIÇA SOCIAL

Situação da Itália é a mais preocupante, diz a Fitch; França terá sua avaliação mantida
DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS
A agência de classificação de risco Fitch informou que seis países europeus podem ter notas de crédito rebaixadas até o fim do mês e que a situação da Itália, hoje nota A+, é a mais preocupante.
David Riley, diretor de classificações, afirmou que a Fitch poderá rebaixar as notas de Itália, Espanha, Bélgica, Irlanda, Eslovênia e Chipre. “O futuro do euro será decidido nos portões de Roma.”
A Itália, terceira maior economia da zona do euro, teria que arrecadar € 360 bilhões para sanar suas dívidas, segundo a Fitch. O país se encontra em dificuldades financeiras, com os investidores exigindo juros cada vez mais altos para os empréstimos.
A agência também afirmou que não rebaixará a nota AAA da França, que continua no topo e apresentou números melhores ontem.
Contrariando as expectativas, a produção industrial francesa aumentou 1,1% em novembro, segundo o Insee (Instituto Nacional de Estatísticas e Estudos Econômicos).
Os economistas previam um crescimento mais modesto, perto do 0,2% visto em outubro. Como resultado, a Bolsa de Paris subiu 2,66% depois de quatro dias em baixa.