NOVA CENTRAL SINDICAL
DE TRABALHADORES
DO ESTADO DO PARANÁ

UNICIDADE
DESENVOLVIMENTO
JUSTIÇA SOCIAL

Nesta quarta-feira (13), acontece o primeiro debate realizado pela TV Bandeirantes entre os candidatos aos governos que disputam segundo turno em nove estados. Também serão divulgadas quatro pesquisas para presidente da República – Sensus, Vox Populi, Ibope e Datafolha. O PV decide, no domingo (17), que candidato apoiará no segundo turno, se Dilma Rousseff ou José Serra.

Presidente Lula em campanha
O presidente Lula terá agenda intensa ao lado de Dilma Rousseff nesta semana. Na noite desta segunda-feira (11), ele e a candidata estarão num comício em Ceilândia, o maior colégio eleitoral do Distrito Federal.

 

Lula embarca na quarta-feira (13) para Teresina, onde à noite participará de mais um comício. Na quinta-feira (14), o presidente segue para Belém. A campanha será retomada pelo presidente na sexta-feira (15), em Santa Catarina. Ele inaugura, em Chapecó, uma usina hidrelétrica.

À tarde, se reúne com representantes do movimento dos atingidos por barragens e visita o terreno onde o governo pretende construir a Universidade Federal Fronteira Sul. No sábado (16), Lula fará corpo-a-corpo na Boca Maldita, área tradicional do centro de Curitiba.

Debate entre governadores
A TV Bandeirantes realiza, na quarta-feira (13), o primeiro debate entre os candidatos a governador que disputam o segundo turno em nove estados: Rondônia, Roraima, Pará, Amapá, Piauí, Paraíba, Alagoas, Goiás e Distrito Federal. Na TV Globo, o debate está marcado para o dia 28 de outubro.

PV
O PV realiza, no domingo, convenção partidária para definir que candidato apoiará no segundo turno. Uma comissão definiu os itens que a legenda quer incluir na plataforma dos candidatos. Eles serão apresentados a Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) antes da convenção. No primeiro turno, Marina Silva (PV) teve 19,63 milhões de votos. O equivalente a 19,33% dos votos válidos.

Pesquisas presidenciais
Quatro novas pesquisas podem ser divulgadas nesta semana. Na quarta-feira podem ser anunciados os resultados da pesquisa Sensus. O levantamento, contratado pela Confederação Nacional dos Transportes, ouve 2 mil eleitores entre os dias 11 e 13 de outubro. No mesmo dia está prevista uma Vox Populi feita com 3 mil eleitores nos dias 11 e 12 de outubro.

Na quinta-feira (14) pode ser divulgada pesquisa Ibope/TV Globo realizada entre 11 e 13 de outubro com 3.010 eleitores. No sábado sai nova sondagem Datafolha contratada pela TV Globo e Folha de São Paulo. Serão ouvidos 3220 eleitores nos dias 14 e 15 de outubro.

Veja, a seguir, a previsão dos principais acontecimentos políticos desta semana:

Segunda-feira (11)
– O presidente Lula e Dilma Rousseff (PT) fazem comício na cidade satélite de Ceilândia, maior colégio eleitoral do Distrito Federal, ao lado de Agnelo Queiroz (PT), que disputa o governo da capital contra Weslian Roriz (PSC).

Terça-feira (12)
– Feriado Nacional (Dia de Nossa Aparecida).

Quarta-feira (13)
– O presidente Lula participa de comício em Teresina (Piauí) ao lado de Dilma Rousseff.

– Prevista divulgação de pesquisa Vox Populi sobre sucessão presidencial.

– TV Bandeirantes promove debate entre os candidatos aos governos estaduais que disputarão o segundo turno.

– O presidente Lula e Dilma Rousseff (PT) fazem comício no Pará ao lado de Ana Júlia Carepa, que disputa o governo do Estado contra Simão Jatene (PSDB).

– O Departamento do Tesouro dos EUA divulga o resultado das contas do governo em setembro.

Quinta-feira (14)
– Prevista divulgação de pesquisa CNT/Sensus sobre sucessão presidencial.

– Prevista divulgação de pesquisa Ibope/TV Globo sobre sucessão presidencial.

– IBGE divulga Pesquisa Mensal de Comércio referente a agosto.

Sexta-feira (15)
– O presidente Lula inaugura, em Chapecó (Santa Catarina) uma usina hidrelétrica. À tarde, se reúne com representantes do movimento dos atingidos por barragens e visita o terreno onde o governo pretende construir a Universidade Federal Fronteira Sul.

Sábado (16)
– O presidente Lula faz campanha na Boca Maldita, área tradicional do centro de Curitiba, ao lado de Dilma Rousseff.

– Datafolha pode divulgar nova pesquisa sobre sucessão presidencial.

Domingo (17)
– Convenção do PV para decidir que candidato a legenda apoiará na disputa do segundo turno da eleição presidencial.

– Começa o horário brasileiro de verão que vigorará até 20 de fevereiro.