NOVA CENTRAL SINDICAL
DE TRABALHADORES
DO ESTADO DO PARANÁ

UNICIDADE
DESENVOLVIMENTO
JUSTIÇA SOCIAL

Semana relativamente tranqüila. A eleição continua como tema central. Duas novas pesquisas de intenção de voto para presidente da República e avaliação do Governo serão divulgadas nesta semana. Nesta terça-feira (24), vai ser publicada uma CNT/Sensus. A partir desta quarta-feira (25), pode ser divulgado novo levantamento do Instituto Datafolha

Nesta terça-feira (24), vai ser divulgada nova pesquisa CNT/Sensus sobre sucessão presidencial. A pesquisa, contratada pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT), ouviu 2 mil eleitores entre os dias 20 e 22 de agosto.

No último levantamento do instituto – 31 de julho a 2 de agosto – Dilma Rousseff (PT) tinha 41,6% das intenções de voto contra 31,6% de José Serra (PSDB) e 8,5% de Marina Silva (PV).

Datafolha
A partir desta quarta-feira (25), pode ser divulgada nova pesquisa Datafolha sobre avaliação do Governo Lula e sucessão presidencial. O levantamento foi contratado pela Folha de S.Paulo e TV Globo. Serão ouvidos entre os dias 23 e 25 de agosto, 10.820 eleitores.

Na última pesquisa Datafolha divulgada no dia 20, Dilma Rousseff aparecia com 47% das intenções de voto, contra 30% de José Serra e 9% de Marina Silva. A candidata do PT venceria, neste caso, já no primeiro turno, pois somaria 54% dos votos válidos.

Belo Monte
De acordo com o ministro de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, o contrato de concessão da usina de Belo Monte, no Rio Xingu (PA), será assinado nesta semana.

O consórcio Norte Energia já depositou na Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) R$ 1,04 bilhão da garantia de fiel cumprimento, que atesta que a usina será entregue e o contrato de concessão, cumprido. A expectativa do consórcio é de que a obra comece em setembro.

Veja, a seguir, a previsão dos principais acontecimentos políticos desta semana:

Segunda-feira (23)
– O presidente Lula faz caminhada em São Bernardo do Campo ao lado de Dilma Rousseff. Lula pedirá voto para sua candidata na porta da fábrica da Volkswagen.

– Banco Central divulga Investimento Estrangeiro Direto de julho.

– O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, participa da solenidade de posse dos novos analistas e técnicos do Banco Central, em Brasília (evento fechado à imprensa).

Terça-feira (24)
– Prevista divulgação de pesquisa CNT/Sensus sobre sucessão presidencial e avaliação do governo Lula.

– O jornal Folha de S.Paulo e o site UOL entrevistam os candidatos a vice-presidente Michel Temer (PMDB), Índio da Costa (DEM) e Guilherme Leal (PV).

– Marina Silva, presidenciável do PV, se reúne com grupo de acadêmicos e empresários, em São Paulo, na casa do advogado Pierre Moreau, um dos sócios da Casa do Saber.

– Tesouro divulga o resultado do governo central em julho.

– A Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulga sondagem industrial de agosto.

Quarta-feira (25)
– Pode ser divulgada pesquisa Datafolha sobre sucessão presidencial e avaliação do Governo Lula.

– O Banco Central divulga o resultado do setor público consolidado em julho.

Quinta-feira (26)
– Henrique Meirelles (BC) participa do Jackson Hole Symposium, nos Estados Unidos, até o próximo sábado.

– IBGE divulga desemprego em julho.

Sexta-feira (27)
– IBGE divulga Pesquisa de Orçamentos Familiares de 2009.