NOVA CENTRAL SINDICAL
DE TRABALHADORES
DO ESTADO DO PARANÁ

UNICIDADE
DESENVOLVIMENTO
JUSTIÇA SOCIAL

As expectativas desta semana se voltam para as duas pesquisas de intenção de voto presidencial – Vox Populi e Datafolha – que devem ser divulgadas quarta-feira (21) e sábado (24). Copom deve anunciar nesta quarta alta da taxa básica de juros (Selic), em meio ponto percentual

Com o Congresso em recesso até o dia 31 de julho, as atenções se voltam totalmente para a sucessão presidencial, as eleições nos estados e o pleito parlamentar.

Nesta terça-feira (20), a senadora Marina Silva (PV) vai ter encontro com investidores internacionais, em Nova Iorque, em evento organizado pela Bovespa.

 

Na quarta-feira (21), Dilma Rousseff (PT) concede entrevista à empresa pública de televisão TV Brasil. No dia seguinte vai ser a vez de José Serra (PSDB) e na sexta-feira (23), Marina Silva.

Datafolha e Vox Populi
Duas novas pesquisas sobre sucessão presidencial e avaliação do governo serão divulgadas nesta semana. Serão os primeiros levantamentos após o início da campanha eleitoral, que começou no dia 6 de julho. O Datafolha ouve 10.730 eleitores entre nos dias 20 e 23 de julho.

De acordo com a legislação, os resultados poderão ser divulgados a partir desta terça-feira (20). Entretanto, considerando o período da coleta dos dados, o mais provável é que sua publicação aconteça no sábado (24). O Instituto Vox Populi ouve 3 mil eleitores entre 17 e 20 de julho. A pesquisa pode ser divulgada a partir desta quarta-feira (21).

Copom
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central se reúne, nesta terça e quarta-feira (21), para decidir sobre a taxa básica de juros (Selic), hoje em 10,25% ao ano.

Expectativa é que haja aumento de meio ponto percentual. A ata da reunião será divulgada na próxima semana (29).

LDO, Pré-Sal S/A e Resíduos Sólidos
O presidente Lula pode sancionar, nesta semana, a Lei de Diretrizes Orçamentárias, o projeto que cria a Pré-Sal S/A e a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Pela Constituição, Lula tem 15 dias úteis para vetar ou sancionar, totalmente ou parcialmente, os projetos a contar da data do recebimento. Ele recebeu os textos na semana passada.

Veja, a seguir, a previsão dos principais acontecimentos políticos desta semana:

Segunda-feira (19)
– Presidente Lula assina medida provisória com pacote de benefícios para as 12 cidades-sedes com o objetivo de facilitar o financiamento de obras de infraestrutura urbana para a realização da Copa do Mundo de 2014.

Terça-feira (20)
– Marina Silva, candidata do PV à Presidência da República, se reúne com investidores internacionais, em Nova Iorque, em evento organizado pela Bovespa.

– Início da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom).

Quarta-feira (21)
– Pode ser divulgada pesquisa Vox Populi sobre sucessão presidencial.

– Dilma Rousseff (PT) concede entrevista à TV Brasil.

– O Copom anuncia taxa básica de juros (Selic).

– Representantes da Secretaria de Direito Econômico (SDE) do Ministério da Justiça, da Secretaria de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda, do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) assinam termo de compromisso para a troca de informações para prevenir e reprimir possíveis infrações contra a ordem econômica no setor elétrico.

Quinta-feira (22)
– José Serra (PSDB) concede entrevista à TV Brasil.

– IBGE anuncia desemprego em junho.

Sexta-feira (23)
– Marina Silva (PV) concede entrevista à TV Brasil.

Sábado (24)
– Prevista divulgação de pesquisa Datafolha sobre sucessão presidencial.

Mais agendas:
Eleições 2010: Datafolha e Vox Populi registram pesquisas sobre sucessão
Trabalhadores com conta na Caixa recebem abono a partir desta segunda