NOVA CENTRAL SINDICAL
DE TRABALHADORES
DO ESTADO DO PARANÁ

UNICIDADE
DESENVOLVIMENTO
JUSTIÇA SOCIAL

Estão na pauta da Câmara 16 medidas provisórias, sendo que 14 delas estão com prazos de votação esgotados. A primeira é a MP 512/10, que concede incentivos fiscais às indústrias automotivas instaladas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

 

Também está na pauta o PL 1.481/07, que trata da implementação da internet de banda larga em todas as escolas públicas do País.

Senado
No senado, a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania debate a mudança no rito das medidas provisórias, PEC 11/11, do senador José Sarney (PMDB-AP). O relator da matéria, senador Aécio Neves (PSDB/MG), promete votar a proposta no colegiado nesta semana.

Dilma Rousseff
A presidente Dilma Rousseff faz sua primeira viagem à China, onde participará da reunião do BRIC (Brasil, Rússia, China e Índia) e África do Sul. Ela ficará no país até o dia 18. Dilma estará acompanhada por uma comitiva de ministros e de 250 empresários que representam distintos setores da economia, como o de ciência e tecnologia. Dilma terá reuniões com o presidente Hu Jintao, e o primeiro-ministro Wen Jiabao.

Reforma Política
O presidente do Senado, José Sarney, recebe, na quarta-feira, do presidente da Comissão de Reforma Política, senador Francisco Dornelles (PP-RJ), o relatório final com os 12 temas aprovados pelo colegiado. A comissão terá mais 30 dias, a partir da entrega do documento, para formular proposições sobre os assuntos examinados.

Código Florestal
Está marcada para quinta-feira nova reunião interministerial para discutir o Código Florestal. Na semana passada, a primeira reunião para discutir o tema, no Planalto, contou com a participação dos ministros da Agricultura, Wagner Rossi, da Casa Civil, Antonio Palocci; do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence.

LDO
Termina nesta sexta-feira (15), o prazo para o governo encaminhar ao Congresso Nacional a Lei de Diretrizes Orçamentárias. Ela trará os parâmetros para a elaboração do Orçamento da União para 2012. De acordo com a Constituição, o Congresso somente poderá entrar em recesso (17 de julho) se aprovar o projeto.

Veja, a seguir, a previsão dos principais acontecimentos políticos desta semana:

Segunda-feira (11)
– Às 7 horas, os trabalhadores da usina de Jirau, em Rondônia, realizam assembleia diante da hidrelétrica para votar a pauta de reivindicações negociada entre a CUT, a Conticom (Confederação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores nas Indústrias da Construção e da Madeira), o Sticcero (Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil de Rondônia) e a empreiteira Camargo Correa, responsável pela obra de Jirau.

– Federação e o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp-Ciesp) fazem eleição para a diretoria que comandará as duas entidades de 2011 a 2015.O atual presidente das entidades, Paulo Skaf, concorrerá à reeleição em chapa única, com seu vice Benjamin Steinbruch.

– Presidente Dilma Rousseff participa, na China, da reunião de Cúpula do Bric – Brasil, Rússia, Índia e China.

– Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado inicia ciclo de debates sobre a política externa brasileira, com o tema “Cenário estratégico internacional e perspectivas”. Serão discutidos a importância do Egito para a estabilidade geopolítica da região e o impacto econômico da Líbia no mundo. Foram convidados o embaixador Luiz Felipe Lampreia; o professor Mohamed Habib, da Unicamp; o professor Cristian Lohbauer, da USP; e o professor Samuel Feldberg, das Faculdades Integradas Rio Branco.

Terça-feira (12)
– Senado deve votar MP 511/10, que autorizou a União a oferecer garantia para financiamento de até R$ 20 bilhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) ao consórcio que construirá o Trem de Alta Velocidade (TAV).

– Pauta da Câmara está trancada por 14 MPs, com destaque para a que estipula novas regras para o programa Minha Casa, Minha Vida. Em sessão extraordinária, pode ser votado o PL 1.481/07, que permite o uso de recursos do Fundo de Universalização de Serviços de Telecomunicações (Fust) para financiar serviços como a internet de banda larga.

– Comissão Especial da Reforma Política da Câmara dos Deputados inicia os debate sobre o tema “financiamento de campanha”.

– Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara realiza audiência pública sobre o Decreto 7.404/10, que regulamenta a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/10). Foram convidados, entre outros, o presidente da Confederação Nacional de Municípios, Paulo Ziulkoski.

– Grupo de Trabalho sobre o Código Florestal da Câmara promove discussão sobre as notas técnicas relativas ao Substitutivo da Comissão Especial do Código Florestal ao PL 1.876/99; e definição de pontos críticos para o estabelecimento de acordo que viabilize a votação do Código Florestal.

– Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado realiza audiência pública para debater a implantação do trem de alta velocidade e sua viabilidade. Serão ouvidos o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Bernardo Figueiredo; o superintendente da Área de Projetos do BNDES, Henrique Amarante da Costa Pinto; e o consultor legislativo do Senado Marcos José Mendes.

– Colégio de Líderes na Comissão Mista de Orçamento se reúne para definir a relatoria do projeto de lei de Diretrizes Orçamentária (LDO), que chega ao Congresso até sexta-feira.

– Convenção Nacional do PP deve reconduzir o senador Francisco Dornelles (RJ) à presidência do partido.

– Presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, participa de jantar “Personalidade do ano de 2011” promovido pela Câmara de Comércio Brasil – Estados Unidos, em São Paulo.

Quarta-feira (13)
– Comissão de Trabalho pode votar o PL 1.992/07, que institui a Previdência Complementar do Servidor Público. A matéria tem parecer pela aprovação do relator, deputado Sílvio Costa (PTB-PE). Leia mais

 

– Presidente da Comissão de Reforma Política no Senado, Francisco Dornelles (PP-RJ), entrega ao presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), o relatório final com os 12 temas aprovados pelo colegiado.

– Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado examina a proposta de emenda à Constituição que altera a tramitação das medidas provisórias.

– Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) realiza sabatina de Cláudio Passos Simão, para ser reconduzido ao cargo de Diretor da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

– Reunião da Fundação do Partido Social Democrático (PSD) criado pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab.

– Presidente do Banco Central, Alexandre Tombini , participa de reunião de Ministros de Finanças e presidentes de Bancos Centrais do G20, em Washington.

– Fenajud realiza café da manhã na Câmara dos Deputados. Na ocasião, dirigentes da entidade irão mostrar aos deputados a importância da aprovação da PEC 190/07. A matéria determina que Lei Complementar, de iniciativa do Supremo Tribunal Federal (STF), disporá sobre o Estatuto dos Servidores do Judiciário. A proposta está pronta para votação em primeiro turno no plenário da Câmara. Leia mais

Leia também:
Fenajud quer ser ouvida sobre campanha por eficiência jurisdicional

 

Quinta-feira (14)
– governo promove nova reunião interministerial para discutir o novo Código Florestal.

– Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado examina mensagem da Presidência da República reconduzindo Cláudio Passos Simão ao cargo de diretor da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

– Coordenação dos Movimentos Sociais do RS e CUT lançam o “1º Fórum da Igualdade: uma outra comunicação é necessária”. O evento acontece no auditório Dante Barone, na Assembléia Legislativa (RS). Na ocasião vai ser debatido a democratização dos meios de comunicação e o marco regulatório.

Sexta-feira (15)
– Último dia para o governo encaminhar ao Congresso Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

– Presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, participa do “Latin America’s Economic Perspectives: Shifting Gears in the Age of Heightened Expectations” promovido pelo The Brookings Institute, em Washington. Em seguida, ele participa de reunião de Ministros de Finanças e Presidentes de Bancos Centrais do G20. Tombini participa do “Policy Seminar – Latin America Against the Tide: Macroeconomic Policy Responses to Capital Inflows and Currency Appreciation” organizado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento e pelo Banco Mundial. Por fim, o presidente do BC vai para a reunião de primavera do FMI e do Banco Mundial.

Fonte: Diap