NOVA CENTRAL SINDICAL
DE TRABALHADORES
DO ESTADO DO PARANÁ

UNICIDADE
DESENVOLVIMENTO
JUSTIÇA SOCIAL

A uma semana das eleições – 3 de outubro – a campanha eleitoral encerra o primeiro turno com debate entre os presidenciáveis – Dilma (PT), Serra (PSDB), Maria (PV) e Plínio (PSol) – na TV Globo, nesta quinta-feira (30).

Antes, porem, os institutos de pesquisas divulgam resultados de pesquisa eleitoral. A primeira vai ser do Datafolha, nesta terça-feira (28). A segunda vai da CNT/Sensus, na quarta-feira (29); o Datafolha também vai divulgar nova pesquisa. Por fim, na quinta-feira (30), a CNI/Ibope divulga nova pesquisa antes do pleito.

1º turno

Última semana de campanha eleitoral antes do primeiro turno das eleições, que acontece no domingo (3). A TV Globo realiza debates para governador (28) e para presidente da República (30). Pesquisas eleitorais estaduais e nacional serão publicadas nos próximos dias. Ainda nesta semana, o STF pode rediscutir a aplicação da Lei Ficha Limpa para as eleições deste ano.

Ficha Limpa

O Supremo Tribunal Federal poderá discutir novamente, nesta quarta-feira (29), a aplicação da lei Ficha Limpa para a eleição de outubro. Na semana passada, durante julgamento de Joaquim Roriz, ex-candidato ao governo do Distrito Federal, cinco ministros decidiram pela aplicação da lei já neste ano e cinco consideraram que ela só deveria valer a partir de 2012.

A promulgação do resultado do julgamento foi suspensa pelo presidente do STF, Cezar Peluso. É possível que a Suprema Corte, diante do empate, anuncie que, neste caso, fica valendo a decisão do Tribunal Superior Eleitoral – favorável à aplicação da lei para este ano. Outra possibilidade é aguardar a indicação do 11º ministro do STF em substituição a Eros Grau, aposentado desde agosto.

Propaganda eleitoral

Termina, nesta quinta-feira (30), a propaganda eleitoral, inclusive no rádio e na televisão. Pela lei eleitoral, a propaganda do segundo turno começa no dia 5. A data limite para o início da propaganda no rádio e na TV é 16 de outubro.

Pela lei eleitoral, ela deve ser retomada a partir de 48 horas após a proclamação oficial do resultado. Os dois candidatos mais votados terão 10 minutos diários, cada. No rádio, às 7h e às 12h; na televisão, às 13h e às 20h.

Debate dos presidenciáveis

A TV Globo realiza, nesta quinta-feira (30), o último debate entre os candidatos à Presidência da República. Participarão do programa Dilma Rousseff (PT), José Serra (PSDB), Marina Silva (PV) e Plínio de Arruda Sampaio (PSol). Na terça-feira (28), vai ser realizado debate entre os candidatos aos governos estaduais.

Eleição

No domingo (3), vai haver eleição para presidente da República (1), governador (27), dois terços do Senado (54 senadores), deputados federais (513) e estaduais (1.059). No caso de presidente e governador, se o candidato não obtiver mais de 50% mais um dos votos válidos (excluídos brancos e nulos), haverá segundo turno – 31 de outubro.

Congresso

Após as eleições de 3 de outubro, o Congresso retoma suas atividades. Na semana seguinte ao primeiro turno, as duas casas legislativas – Câmara e Senado – devem reunir seus líderes para definir a agenda de trabalhos. A legislatura se encerra no dia 22 de dezembro.

Veja, a seguir, a previsão dos principais acontecimentos políticos desta semana:

Segunda-feira (27)
– IBGE faz o terceiro balanço parcial do andamento da coleta de dados do Censo 2010.

Terça-feira (28)
– Datafolha divulga pesquisa sobre sucessão presidencial.

– TV Globo realiza debate com os candidatos aos governos estaduais.

– O Supremo Tribunal Federal pode se pronunciar sobre Ação Direta de Inconstitucionalidade apresentada pelo PT contra a norma que impõe ao eleitor apresentação de dois documentos na hora de votar: título de eleitor e documento oficial com foto.

– Tesouro Nacional divulga o resultado do Governo Central em agosto.

Quarta-feira (29)
– O Supremo Tribunal Federal pode retomar discussão sobre a aplicação da Lei Ficha Limpa para a eleição deste ano.

– Prevista divulgação e pesquisa CNT/Sensus sobre sucessão presidencial e avaliação do Governo Lula – realizada entre 26 e 28 de setembro.

– O Banco Central divulga o resultado do setor público consolidado em agosto.

– Prevista divulgação de pesquisa Datafolha sobre sucessão presidencial e avaliação do Governo Lula – realizada entre 28 e 29 de setembro.

Quinta-feira (30)
– Prevista divulgação de pesquisa CNI/Ibope sobre avaliação do Governo Lula e sucessão presidencial – realizada entre 24 e 29 de setembro.

– TV Globo realiza debate entre os candidatos à Presidência da República.

Sexta-feira (1º)
– Último dia de propaganda eleitoral no rádio e na TV.

– O Ministério do Desenvolvimento divulga saldo da balança comercial de setembro.