NOVA CENTRAL SINDICAL
DE TRABALHADORES
DO ESTADO DO PARANÁ

UNICIDADE
DESENVOLVIMENTO
JUSTIÇA SOCIAL

OPOSIÇÃO
O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) afirmou ontem que gostaria de disputar as prévias que, na opinião dele, deveriam selecionar o candidato presidencial tucano para 2014. Segundo o paranaense, as primárias seriam uma maneira democrática de escolher o candidato. E ele afirma que, “se fosse convocado” por alguma ala do partido, não fugiria à disputa.
O senador afirma que, embora hoje o PSDB já tenha dois pré-candidatos fortes à Presidência – José Serra e Aécio Neves –, sempre existe a possibilidade de uma convocação de outros no­­mes. “Nos Estados Unidos ca­­da partido apresenta oito, dez candidatos nas primárias. É isso que revigora o partido. O PSDB só teria a ganhar em respeito e mobilização com um processo desse tipo”, afirmou.
Alvaro mencionou pela primeira vez a possibilidade de disputar as prévias como resposta “a uma provocação” de um repórter da rádio Jo­­vem Pan, na semana passada. Quando a notícia começou a circular, fez questão de dizer que não estava colocando sua candidatura. Mas, procurado ontem pela reportagem, confirmou que “gostaria” de participar da disputa.
Em 2010, Alvaro chegou a ser convidado para ser vice na chapa presidencial de José Serra. No entanto, na última hora, para agradar ao DEM, os tucanos mudaram a composição e convidaram o deputado federal pelo Rio de Janeiro Índio da Costa para a vice. Antes disso, em 1988, Alvaro, que na época era governador do Paraná, chegou a colocar seu nome na convenção que escolheria o candidato a presidente pelo PMDB. O escolhido, na ocasião, foi Ulysses Guimarães.
Outros estados
Alvaro afirmou ontem que outra possibilidade que vem sendo aventada, de que ele seja candidato ao governo de outro estado, não é muito provável. O senador paranaense já foi citado como possível candidato aos governos de Rio de Janeiro e Distrito Federal. “Não acredito que eu vá sair do Paraná. E a eleição de 2014 ainda está muito longe. Devo definir isso só no ano que vem”, afirmou.