NOVA CENTRAL SINDICAL
DE TRABALHADORES
DO ESTADO DO PARANÁ

UNICIDADE
DESENVOLVIMENTO
JUSTIÇA SOCIAL

Uma circular da Caixa Econômica Federal, publicada no Diário Oficial da União de ontem, estabeleceu os procedimentos para a utilização do Fundo de Garantia de Tempo de Serviço (FGTS) no processo de capitalização da Petrobras. Pela regra, somente após 12 meses da data da aplicação, os recursos poderão retornar à conta vinculada do FGTS. O documento confirma ainda o que já se sabia há meses: somente poderão adquirir ações da estatal aqueles trabalhadores que já sejam cotistas de Fundo Mútuo de Privatização (FMP) e já detenham ações da Petrobras – compradas em 2000, quando a companhia fez uma oferta pública.

O trabalhador que quiser acompanhar a capitalização da Petrobras com parte de seu Fundo de Garantia deverá dirigir-se diretamente ao banco onde tem aplicação e levar o extrato de sua conta vinculada ao FGTS, documento enviado pela Caixa ao cotista a cada dois meses. Se o trabalhador tiver perdido o documento, poderá obter uma segunda via na internet, em terminais da Caixa ou nas agências do banco.

O investidor prioritário – categoria em que se incluem as pessoas que investem parte do FGTS na Petrobras – deverá respeitar o prazo de reserva de ações, de 13 a 16 deste mês, para aderir à oferta pública. Nesse momento, o trabalhador deverá definir quanto quer gastar e quantas ações vai comprar, levando em conta o teto de 30% do saldo na conta vinculada do FGTS.

Pela estimativa da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), existem hoje cerca 89 mil cotistas que poderão acompanhar a operação usando seu FGTS. Segundo o prospecto da capitalização, documento editado pela CVM que detalha a operação, o investimento mínimo para uma pessoa física será de R$ 1 mil, e o máximo, de R$ 300 mil.

Se a Caixa aprovar a aplicação, o valor ficará indisponível na conta do FGTS até a liquidação da oferta pública, marcada para o dia 29 deste mês. Durante o período de oferta de ações, as contas bloqueadas para FMP não poderão ser movimentadas. Após a aplicação, caso o trabalhador queira desfazer a operação e reaver o valor em sua conta, deverá aguardar o período de carência, de um ano, contado a partir da data da liquidação da oferta.

Depois do período de reservas para os acionistas prioritários, grupo em que estão incluídos também acionistas da Petrobras sem o uso do FGTS, haverá a oferta ao varejo, para qualquer brasileiro. O prazo para essa reserva vai do dia 13 a 22 deste mês.

Tendência de alta

Depois de amargar quase 30% de queda desde janeiro, os papéis da Petrobras retomaram a curva de alta na semana passada com a definição do processo da capitalização, marcada para 30 de setembro. Para analistas, a reversão da curva é só uma amostra do que pode acontecer com o papel da companhia depois da capitalização. Os especialistas em investimentos explicam que a definição, na quarta-feira, do preço do barril que irá compor a cessão onerosa tirou os receios do mercado sobre o desempenho futuro da companhia. “Agora voltamos a ter a Petrobras, seus fundamentos, projetos e investimentos. Até então, tínhamos apenas dúvidas sobre o que ocorreria com a empresa”, avalia Max Bueno, analista da corretora Spinelli.