NOVA CENTRAL SINDICAL
DE TRABALHADORES
DO ESTADO DO PARANÁ

UNICIDADE
DESENVOLVIMENTO
JUSTIÇA SOCIAL

Ueslei Marcelino / Reuters / Lupi, durante depoimento à Câmara: tucano acusa ministro de ter mentido sobre dono de ONG, o que é crime
Lupi, durante depoimento à Câmara: tucano acusa ministro
de ter mentido sobre dono de ONG, o que é crime

Série de acusações publicadas no fim de semana também teria aumentado a pressão de setores do Planalto para que o ministro seja demitido

A onda de denúncias publicadas pela imprensa no fim de semana envolvendo o ministro do Trabalho, Carlos Lupi (PDT), alimentou a cobrança da oposição para que ele deixe o cargo e tornou a permanência do pedetista na Esplanada mais difícil. Depois de ter terminado a semana passada fortalecido no cargo, Lupi teria perdido apoio dentro do Planalto no fim de semana. As novas acusações já teriam levado integrantes do governo, nos bastidores, a avaliar seriamente a possibilidade de antecipar a saída de Lupi da pasta (ele era cotado para ser um dos ministros a ser substituído na reforma ministerial, mas a intenção é de que isso ocorresse apenas em janeiro).

As duas acusações mais pesadas foram a de que Lupi usou um avião pago por uma ONG que tem contratos com o Ministério do Trabalho que estão sob investigação de irregularidades; e de que ele seria o comandante de um esquema de extorsão de sindicatos para abastecer o caixa da Força Sindical, central ligada ao PDT.

Mentira

O deputado Fernando Fran­­cischini (PSDB-PR), disse que Lupi mentiu ao Congresso no depoimento que deu à Câmara Federal na semana passada. O ministro alegou não conhecer Adair Meira, dono de uma rede de ONGs que teria pago, segundo reportagem da revista Veja, o avião em que Lupi fez uma viagem oficial em 2009, quando já era ministro do Trabalho, na gestão Lula. Nesse voo, além de Lupi, estava junto o próprio Meira, cujas ONGs têm contratos com o ministério que estão sob investigação da Controladoria-Geral da União (CGU).

Francischini diz que Lupi, no depoimento, cometeu crime de perjúrio, que é mentir. Ele pretende convocar Meira para dar explicações no Congresso. O deputado paranaense também quer que o sindicalista João Carlos Cortez seja ouvido no Congresso. Cortez é presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Bares e Restaurantes da Baixada Santista (SP). Ele, em entrevista à revista IstoÉ, disse que Lupi comandava um esquema de extorsão de sindicatos para abastecer o caixa da Força Sindical. Isso seria feito mediante ameaça de o ministério não regularizar a situação dos sindicatos.

O líder do PSDB na Câmara dos Deputados, Duarte Nogueira (SP), afirmou que entrará com representação na Comissão de Ética da Presidência da República para pedir o afastamento de Carlos Lupi. “A situação de Lupi é insustentável. (…) A representação será baseada numa cesta de irregularidades”, disse Nogueira.

“A operação-abafa do governo, que tentou blindar o ministro em seu depoimento aos deputados, na quinta-feira, não deu certo porque ele não saiu do foco”, disse o líder do DEM na Câmara, ACM Neto (BA).

Até mesmo dentro do PDT houve quem cobrasse providências. O deputado Miro Teixeira (PDT-RJ) defendeu a instalação de uma CPI para investigar desvio de recursos no país – incluindo o Ministério do Trabalho. “Não se trata de investigar o Orlando Silva [ex-ministro do Esporte] ou o Carlos Lupi. A intenção é desmontar uma estrutura de desvios no Brasil”, justifica Teixeira. Na última segunda-feira, ele já havia prometido ir à Justiça pedir investigações oficiais no ministério de Lupi.

Já o presidente do PPS, deputado Roberto Freire (SP), defendeu não apenas a saída de Lupi, mas uma reforma ministerial. “Sugiro uma reforma ministerial radical, com exigência de ficha limpa para a Esplanada. O país não pode viver a conta-gotas discutindo, a cada semana, que ministro vai cair.”