NOVA CENTRAL SINDICAL
DE TRABALHADORES
DO ESTADO DO PARANÁ

UNICIDADE
DESENVOLVIMENTO
JUSTIÇA SOCIAL

Eleições 2022

Economista havia cogitado o voto nulo, mas mudou de ideia em nome da “qualidade da democracia” brasileira

 

Armínio Fraga, sócio da gestora Gávea e ex-presidente do Banco Central / Flavio Santana/Biofoto

O ex-presidente do Banco Central (BC) Armínio Fraga anunciou, nesta terça-feira (4), em entrevista ao Estadão Broadcast, que apoiará a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno das eleições para o Palácio do Planalto. O petista enfrentará o presidente Jair Bolsonaro (PL), que disputa a reeleição.

Armínio comandou o BC entre 1999 e 2002, durante o segundo mandato de Fernando Henrique Cardoso (PSDB), depois da saída de Gustavo Franco. Seu sucessor na presidência do BC, por sua vez, foi Henrique Meirelles, a partir de 2003, já no governo Lula − e que declarou apoio ao petista antes do primeiro turno.

“Vou declarar apoio a Lula. Pensei em anular para indicar pouca confiança nos dois finalistas, pensando nas oportunidades desperdiçadas pelo PT no poder. Mas não vejo uma margem suficiente e, como já disse, os riscos aumentaram”, justificou Armínio.

Segundo o ex-presidente do BC, um novo mandato de Bolsonaro traria riscos para o bom funcionamento das instituições do país e, no limite, à própria “qualidade da democracia” brasileira.

Armínio, que se define como “muito crítico do atual governo”, afirmou ainda que um eventual governo Lula deve enfrentar sérias dificuldades no Parlamento. “Com mais poder no Congresso, minhas preocupações aumentaram ainda mais. Em caso de uma vitória de Lula, vai ser difícil governar”, projeta.

INFOMONEY

https://www.infomoney.com.br/politica/arminio-fraga-ex-presidente-do-bc-no-governo-fhc-diz-que-votara-em-lula/