NOVA CENTRAL SINDICAL
DE TRABALHADORES
DO ESTADO DO PARANÁ

UNICIDADE
DESENVOLVIMENTO
JUSTIÇA SOCIAL

Lojistas do Sul que viajam para São Paulo para fazer compras no Bom Retiro, Brás e na Rua 25 de Março estão passando horas de terror nas estradas. Quadrilhas com metralhadoras e pistolas assaltam os ônibus na divisa de Santa Catarina com o Paraná. No primeiro semestre, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou 27 assaltos a ônibus nos dois estados – um aumento de 170% em comparação ao registrado no mesmo período de 2010.

O número pode ser maior, já que a PRF afirma que algumas ocorrências não chegam a ser registradas. A cada ação, os ladrões levam até R$ 150 mil em dinheiro. A maneira de atuar geralmente é a mesma: para fazer com que os ônibus parem no meio da rodovia, eles bloqueiam as pistas com caminhões ou simulam obras.

Neste fim de semana, houve mais uma ocorrência. A atuação dos bandidos dessa vez, porém, foi diferente. Um ônibus de turismo que seguia de São Paulo para Foz do Iguaçu foi assaltado na madrugada de ontem na PR-317, entre Engenheiro Beltrão e Peabiru, na região Centro-Oeste do Paraná. Por volta da 1h30, dois passageiros armados deram voz de assalto e obrigaram o motorista a desviar o caminho. O ônibus parou em uma plantação de eucaliptos, onde estavam mais três assaltantes armados, que obrigaram os passageiros a entregar dinheiro e objetos pessoais. Os bandidos fugiram em um veículo de apoio e até a tarde de ontem ninguém havia sido preso.