NOVA CENTRAL SINDICAL
DE TRABALHADORES
DO ESTADO DO PARANÁ

UNICIDADE
DESENVOLVIMENTO
JUSTIÇA SOCIAL

sitrofab_periciasUma preocupação constante das diretorias dos sindicatos de trabalhadores são as perícias que em alguns casos demoram até 90 dias para que o trabalhador tenha o primeiro acesso à Previdência Social. Muitos trabalhadores acidentados acabam ficando sem o salário das empresas e do benefício do INSS por longo período gerando dificuldades financeiras e prejudicando famílias.

Preocupado em resolver esta questão o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Francisco Beltrão (Sitrofab), Josiel Tadeu Teles, esteve reunido recentemente com assessores da presidenta Dilma e com o deputado federal Assis do Couto que se comprometeu em auxiliar para que uma solução seja encontrada para que esse tempo entre o acidente e a primeira perícia seja reduzido.

Durante a conversa Josiel Teles informou que somente em Francisco Beltrão existem quatro casos em que trabalhadores ligados ao setor de transportes estão aguardando pela perícia, mas segundo ele outras categorias também sofrem devido ao tempo de espera para ser atendido na agência do INSS para fazer a perícia e receber o benefício. A reunião com os assessores e o deputado Assis do Couto foi motivada pela exposição de outdoors do Sitrofab alertando para o problema enfrentado em Francisco Beltrão.

Assis do Couto

O Deputado Assis do Couto (PT-PR) se colocou à disposição para encaminhar soluções para o problema, segundo ele a partir de agora haverá um canal aberto entre os sindicatos da região e a Presidência da República com o objetivo de resolver a questão. Inicialmente será realizado em levantamento da situação na agência de Francisco Beltrão e de outros municípios os quais dependem do atendimento da agência beltronense. A partir daí segundo o deputado medidas serão adotadas para melhorar o atendimento.

A assessoria da presidenta, o deputado Assis do Couto e a superintendência do INSS em Cascavel se comprometeram em realizar as perícias pendentes dos trabalhadores em transportes nessa sexta-feira (15). Um perito deverá vir de Cascavel para realizar o atendimento dos trabalhadores. Após esse atendimento emergencial e com o levantamento de casos da região uma solução definitiva será apresentada pelo governo federal.