NOVA CENTRAL SINDICAL
DE TRABALHADORES
DO ESTADO DO PARANÁ

UNICIDADE
DESENVOLVIMENTO
JUSTIÇA SOCIAL

Na condição de relator do projeto que extingue o fator previdenciário, o deputado Assis Melo (PCdoB-RS) propôs debate para encontrar uma proposta intermediária para a matéria. O projeto, já aprovado no Senado, entrou em discussão nesta terça-feira (28), na reunião da Câmara de Negociação de Desenvolvimento Econômico e Social, da Câmara dos Deputados. O colegiado que foi criado, no ano passado, para analisar propostas de interesse dos trabalhadores e empresários.

A intenção de Assis é “conseguir aproximar os extremos”. O deputado diz que é necessário tentar buscar uma solução para o fator previdenciário, mas, até o momento, isso não foi conseguido. Assis argumentou que no momento de o trabalhador reivindicar um direito, que é a aposentadoria, acaba perdendo benefícios e parte de sua renda.

“Nós temos a nossa posição, que leva em conta os trabalhadores. Achamos que é uma injustiça muito grande para ser colocado nos ombros dos trabalhadores o fator previdenciário. Nós precisamos, no meu entendimento, acabar com isso. De que forma nós vamos fazer, só com a discussão aqui no grupo para conseguir chegar a um consenso”, complementou Assis.

O parlamentar defendeu a realização de uma audiência pública conjunta da Câmara de Negociação e a Comissão de Trabalho para tentar buscar um entendimento entre todos os setores envolvidos.

A proposta da audiência foi aprovada por unanimidade pelo colegiado. O evento deve acontecer ainda no primeiro semestre com a presença do Ministério da Previdência Social, as centrais sindicais, as entidades patronais e a Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Anfip).


De Brasília
Com informações da Ass. Dep. Assis Melo