NOVA CENTRAL SINDICAL
DE TRABALHADORES
DO ESTADO DO PARANÁ

UNICIDADE
DESENVOLVIMENTO
JUSTIÇA SOCIAL

Assim que a votação for encerrada, dados das urnas serão enviados para o TSE por uma rede de transmissão criptografada

Por Isadora Peron, Valor — Brasília

Representantes de partidos políticos, das Forças Armadas, da Polícia Federal (PF) e de outras entidades poderão acompanhar, da sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a apuração dos votos no próximo domingo, quando acontece o primeiro turno das eleições.

 

Desde o ano passado, a Justiça Eleitoral tem adotado medidas para desmentir teorias conspiratórias sobre o sistema eleitoral. Uma delas diz respeito à existência de uma sala secreta no TSE onde “meia dúzia de técnicos” decidiria o resultado das eleições. O boato foi divulgado pelo próprio presidente Jair Bolsonaro (PL).

 

Para mostrar que o TSE está comprometido com a transparência, o presidente da corte, ministro Alexandre de Moraes, convidou todos os candidatos à Presidência para conhecer a sala da Seção de Totalização na quarta-feira.

 

O local, que nada tem de secreto, fica em um prédio anexo à sede do tribunal. No dia das eleições, técnicos vão ficar monitorando os programas para ver se está tudo operando dentro do previsto e corrigir eventuais falhas no sistema.

 

Assim que a votação for encerrada, os dados das urnas serão enviados para o TSE por uma rede de transmissão criptografada. A soma dos votos é feita de maneira automática, sem interferência humana, por um supercomputador localizado em uma sala-cofre, que fica próxima à Seção de Totalização.

 

Nas eleições passadas, o processo de totalização dos votos tinha um ingrediente a mais. Como a votação em alguns Estados, como o Acre, terminavam em um horário diferente, era preciso esperar que todas as urnas tivessem sido fechadas para, então, começar a divulgar o resultado.

 

Por isso, quem acessava a sala onde a totalização estava ocorrendo, tinha de ficar incomunicável, sob o risco de que os resultados no restante do país fossem vazados enquanto a votação ainda ocorria em um determinado o local, o que poderia influenciar a escolha dos eleitores.

 

Este ano, porém, todo o país vai ter o mesmo horário de votação. Portanto, assim que os colégios eleitorais fecharem, às 17h, os resultados poderão começar a ser divulgados.

 

Conteúdo publicado originalmente no Valor PRO, serviço de informação em tempo real do Valor Econômico

VALOR INVESTE

https://valorinveste.globo.com/mercados/brasil-e-politica/noticia/2022/09/26/ate-militares-poderao-acompanhar-a-apuracao-dos-votos-nao-existe-sala-secreta-no-tse.ghtml