NOVA CENTRAL SINDICAL
DE TRABALHADORES
DO ESTADO DO PARANÁ

UNICIDADE
DESENVOLVIMENTO
JUSTIÇA SOCIAL

O nível de atividade da construção civil cresceu em março pela primeira vez no ano, de acordo com a Sondagem Indústria da Construção, divulgada nesta quinta-feira pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), em parceria com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).

No terceiro mês do ano o nível de atividade subiu para 51,5 pontos, de 49,4 pontos em fevereiro. Leitura abaixo de 50 pontos mostra retração na atividade; acima, aumento.

“O nível de atividade da construção voltou a crescer em março, o que não ocorria desde

junho de 2011″, afirmou a CNI no relatório. A sondagem destaca, no entanto, que a indústria da construção continua operando abaixo do usual, i que indica que o desaquecimento do fim do ano passado ainda vigora.

Segundo o levantamento, a atividade do setor de construção ficou abaixo da média do mês, já que o nível de atividade efetivo em relação ao usual ficou em 48,5 pontos.

A pesquisa da CNI/CBIC também mostrou evolução no número de empregados do setor, passando de 50,8 pontos em fevereiro para 51,7 pontos em março. De acordo com a pesquisa, a expansão se deu entre as grandes empresas; as pequenas diminuíram o quadro de funcionários.

A capacidade instalada não divergiu muito dos meses anteriores e ficou em 70% ante 71% em fevereiro.

“Para os próximos seis meses, os empresários estão otimistas. Os indicadores de expectativas continuam substancialmente acima dos 50 pontos, mas esse sentimento está menos disseminado do que nos últimos dois meses”, informou também a sondagem.