NOVA CENTRAL SINDICAL
DE TRABALHADORES
DO ESTADO DO PARANÁ

UNICIDADE
DESENVOLVIMENTO
JUSTIÇA SOCIAL

O ex-prefeito Beto Richa (PSDB) é o novo governador do Paraná. Ele conseguiu se eleger com 52,44% dos votos (3.039.774), contra 45,63% (2.645.341) de Osmar Dias (PDT). A eleição não foi tão apertada quanto mostrava a última pesquisa Ibope, que apontava os dois candidatos com 49% dos votos válidos. Houve grande comemoração dos correligionários de Beto Richa na Central de Atendimento ao Eleitor do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), onde a imprensa e cabos eleitorais acompanharam a apuração dos votos. Gritos e agitação de bandeiras marcaram a chegada do novo governador ao local.

Beto Richa disse que já esperava vencer a eleição no primeiro turno pela resposta que teve do eleitorado nas ruas. “Vou pensar muito bem nos secretários e todos terão metas para cumprir”, anunciou o novo governador. Ele fez o mesmo no segundo mandato dele na prefeitura. Na sua chegada ao TRE, agradeceu a todos os eleitores e colaboradores pelo resultado do pleito.

O vice eleito Flávio Arns já havia sido anunciado como secretário da Educação caso Richa fosse eleito. Ontem, na comemoração, já falou como deve ser o trabalho na alegria. “Vai ser uma alegria muito grande. Sempre fui da área da educação. E no Senado presidi a Comissão de Educação. Quero trabalhar junto com professores, funcionários, para acharmos juntos a solução, que passa por salários, condições de trabalho. Queremos ter trabalho em conjunto com os municípios e todos sentirmos participantes”, comentou.

Osmar Dias não quis conversar com a imprensa. Pelo twitter, apenas agradeceu a quem se empenhou em sua campanha e acreditou em seu projeto. Toda a campanha ficou polarizada entre Beto Richa e Osmar Dias e isto ficou refletido na apuração final dos votos. O terceiro colocado foi Paulo Salamuni (PV), com 1,41% do total de votos. Em seguida veio Luiz Felipe Bergmann (PSOL), com 0,32%; Avanilson (PSTU), 0,07%; Amadeu Felipe (PCB), 0,07%; e Robinson de Paula (PRTB), 0,06%. A eleição paranaense teve 215.514 votos brancos (3,4% do total) e 335.083 nulos (5,28%).