NOVA CENTRAL SINDICAL
DE TRABALHADORES
DO ESTADO DO PARANÁ

UNICIDADE
DESENVOLVIMENTO
JUSTIÇA SOCIAL

A campanha de conscientização do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) para que motoristas e pedestres respeitem a faixa de travessia nas ruas teve seu primeiro passo na região central de Curitiba, nesta segunda-feira (05). O início dos trabalhos foi na Alameda Doutor Muricy, esquina com Rua XV de Novembro, onde há grande movimento tanto de passantes quanto de condutores. Os policiais abordaram pedestres para que eles atravessassem no local correto, evitando assim acidentes. Já os motoristas foram orientados para que respeitem o espaço específico das pessoas que atravessam as vias a pé.

Nos primeiros cinco meses deste ano, foram registrados 344 atropelamentos, com 400 feridos e cinco óbitos, de acordo com dados divulgados pelo BPTran. O objetivo da campanha é focar a segurança do pedestre e reduzir o número de atropelamentos que, em 2009, chegaram a 896, com 884 feridos e 12 óbitos. “É importante que o pedestre use a faixa. Infelizmente as pessoas insistem em atravessar ao longo da via, o que geralmente resulta em atropelamentos”, disse o tenente do BPTran, Silvio Cordeiro.

Os locais que registraram mais ocorrências dessa natureza em 2010 são a Avenida Sete de Setembro, a rua Mateus Leme e a Avenida República Argentina. “Estas são ruas extensas que acabam tendo um fluxo muito grande de ônibus, de veículos e de pedestres. E, consequentemente, a travessia de pessoas é constante, porém as mesmas atravessam fora da faixa, pegando os condutores desprevenidos, ocasionando acidentes de atropelamento”, afirma Cordeiro.

Para Geraldo Barletta, 73 anos, a campanha do BPTran é de extrema importância, porque ao mesmo tempo fiscaliza e orienta os pedestres e os condutores. “O que realmente falta é uma maior educação de ambas as partes. É preciso respeito recíproco para que os acidentes sejam evitados e que o trânsito flua de maneira mais tranquila”, disse.

A campanha acontecerá em todos os bairros de Curitiba durante dois meses. São cerca de 50 pontos que serão fiscalizados por policiais que orientarão os pedestres e motoristas. Os condutores que forem flagrados desrespeitando as Leis de Trânsito serão multados conforme previsto no Código de Trânsito Brasileiro. Segundo o tenente, são infrações de trânsito: parar, estacionar e fazer retorno sobre a faixa de pedestres, bem como não respeitar os pedestres. A multa é gravíssima, são sete pontos na carteira de habilitação, e o custo é de R$191,00.

A campanha é composta pelos policiais do BPTran, que quando não estiverem atendendo ocorrências, estarão nas faixas de pedestres orientando pedestres e fiscalizando os motoristas. Na viatura um banner mostra dicas para quem passa pelo local. “Os adultos também são exemplos para as crianças, por isso é importante que os pais orientem seus filhos em relação ao correto uso da faixa de pedestre, mas principalmente que ajam corretamente”, disse Cordeiro.