NOVA CENTRAL SINDICAL
DE TRABALHADORES
DO ESTADO DO PARANÁ

UNICIDADE
DESENVOLVIMENTO
JUSTIÇA SOCIAL

“País é a maquete do mundo: os índices de Gini caem de 0,6 para 0,54 nos anos 2000, aqui e do mundo”, constata Marcelo Côrtes Neri, economista-chefe do Centro de Políticas Sociais e professor da EPGE/FGV

Eis o artigo.

A desigualdade brasileira está entre as dez mais altas do mundo apesar de estar no piso das nossas séries históricas. Ela reflete como um espelho o nível e as mudanças das diferenças de renda entre países do mundo, em particular a queda da última década. Já a desigualdade interna de outros países segue movimento inverso. Sobe antes e depois da crise dos países desenvolvidos assim como no boom da China e da Índia, como fez aqui nos anos 1960. O crescimento econômico da China e Índia que abrigam metade dos pobres do mundo determina por si queda inédita da desigualdade mundial no último século. Antes de entrar nestes paralelos e paradoxos, vamos aos conceitos.

Primeiro, a função bem-estar social agrega o bem-estar individual de cada membro da sociedade. Ele sintetiza num único número o bem-estar geral da nação. O Produto Interno Bruto (PIB) per capita é a medida de bem-estar social mais usada. Numa sociedade de dez pessoas, se um tem renda dez e os nove restantes têm renda zero; ou no extremo oposto se dez têm a renda igual a um; o PIB é o mesmo. O PIB é uma medida de bem-estar social que por construção não se importa com as diferenças entre pessoas, apenas com a soma das riquezas produzidas.

No extremo oposto há outra função bem-estar que dá mais peso aos que tem menos. Na sua construção ordenamos as pessoas pela sua renda, depois atribuímos peso à renda de cada um proporcional a respectiva colocação no ranking de renda. De forma que os mais rico dos ricos valem menos (peso 1) e o mais pobre dos pobres vale mais (peso 10 no exemplo). Nessa métrica cada um vale inversamente ao que ganha, invertendo a lógica de contabilidade social do PIB.


A desigualdade é derivada da função bem-estar. Tal mãe, tal filha. O Gini, o índice de desigualdade mais popular, herda no seu cálculo os pesos da função bem estar citada acima onde os mais pobres valem mais. O Gini varia de 0 a 1: no seu mínimo todos são iguais, e no seu ápice uma pessoa detém todos os recursos da economia. Não existe medida, certa ou errada, são apenas óticas diversas que enxergam aspectos diferentes das mesmas situações.

O livro de Branko Milotovic do Banco Mundial de 2011 calcula o Gini de renda mundial calculando as diferenças de renda média entre países ponderados pela respectiva população. O exercício assume desigualdade zero dentro de cada país.

Na visão de Roberto Martins, a trajetória da desigualdade de renda brasileira de 1970 a 2000, lembra o cardiograma de um morto. O único sinal de vida foi dado no movimento de concentração de renda ocorrida entre 1960 e 1970 quando o Gini chega próximo a 0,6 e se estabiliza neste patamar. A desigualdade mundial de renda entre países ilustrada no mesmo gráfico está sujeita a mesma analogia do morto entre 1964 e 1990. Há paralelas neste período entre as desigualdades brasileira e global e o eixo das abscissas.

A desigualdade de renda mundial começa a cair com o crescimento chinês, indo de 0,63 em 1990 para 0,61 em 2000. E sofre inflexão mais acentuada a partir de 2000 com a entrada do milagre indiano em cena. China e Índia abrigam mais de metade dos pobres da aldeia global. O fato é que depois do crescimento da ChÍndia na década passada, o Gini mundial cai para 0,54 em 2009 chegando ao piso da série iniciada em idos dos anos 1950.

Já a queda brasileira se dá nos anos 2000. Após 30 anos de alta desigualdade inercial, o Gini começa a cair em 2001 passando de 0,6 a 0,54 em 2009. Ambos valores são muito próximos dos níveis observados no mundo próximos daquelas datas. A escala das distâncias internas entre brasileiros é como uma maquete, similar àquelas observadas entre diferentes nações do mundo. Se o ponto de partida e o desfecho da desigualdade brasileira e mundial se equivalem, o Brasil não é apenas a foto mas o filme do mundo.

Ao estender as séries usando as variações compatibilizadas pela PME, a desigualdade continua em queda. Em 2010, cruza o piso de 1960 e entra no 12º ano de queda consecutiva. Em janeiro de 2012 o Gini atinge 0,519, caindo no ano passado a uma taxa quase duas vezes mais acelerada que dos primeiros anos da década passada. O descolamento entre emergentes e desenvolvidos se acentua com as crises recentes seja entre pessoas ou localidades brasileiras, seja entre países do globo.


Os primeiros anos do início do novo milênio serão conhecidos nos futuros livros de história brasileira e de história geral, como de redução da desigualdade. Em contraste com os motivos da ocupação de ícones de riqueza americana e europeia a começar por Wall Street.