NOVA CENTRAL SINDICAL
DE TRABALHADORES
DO ESTADO DO PARANÁ

UNICIDADE
DESENVOLVIMENTO
JUSTIÇA SOCIAL

Este ano, o Brasil será o segundo melhor mercado imobiliário do mundo na atração de investidores estrangeiros, superando a China na lista de preferências. É o que aponta a pesquisa publicada este mês pela Associação de Investidores Estrangeiros no Setor Imobiliário (Afire, sigla em inglês). São Paulo é a cidade brasileira que mais se destaca, passando de 26º lugar no ranking para a 4ª colocação entre as grandes metrópoles, superando a cidade de Frankfurt e todas as capitais dos países da zona do Euro e das economias dos Brics.
 
Fatores como o crescimento da economia, os eventos esportivos mundiais e as garantias legais estão entre os principais a destacar o País. “O Brasil passou a ser considerado como um lugar muito mais seguro para investir e um local onde se consegue uma boa apreciação de capital”, afirma o CEO da entidade, James Fetgatter. “O ponto baixo é que o País não promete muita valorização de capital, pois os maiores mercados já estão com preços altos.”
 
A pesquisa mostra que, mesmo com a crise, o mercado imobiliário nos Estados Unidos continua o melhor do mundo, com as opções de investimento em imóveis comerciais mais estáveis e seguras do mercado. Mas o Brasil conseguiu atrair alguns dos investimentos que seriam feitos no país da América do Norte. Segundo o levantamento, 18,6% dos entrevistados indicam que o Brasil oferece melhores oportunidades de retorno de investimento no setor. Em 2011, o número de entrevistados que tinham escolhido o País para investir era de 4,4%.