NOVA CENTRAL SINDICAL
DE TRABALHADORES
DO ESTADO DO PARANÁ

UNICIDADE
DESENVOLVIMENTO
JUSTIÇA SOCIAL

Foi lançada nesta terça-feira (10), em Brasília, uma campanha que pretende conscientizar os eleitores a não vender seu voto nas eleições de outubro. A campanha “Eleições Limpas” é promovida pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) em parceria com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e tem o objetivo de mobilizar os juízes eleitorais em audiências públicas no mês de setembro para conscientizar os cidadãos sobre o tema.

Segundo o presidente da AMB, Mozart Valadares, a mobilização dos magistrados é fundamental para o sucesso da campanha e para o esclarecimento do eleitor: “Este é o momento de o juiz deixar o cartório eleitoral e discutir com a população um pleito sem fraude, dizendo ao eleitor o que é permitido e o que não é.”

De acordo com o presidente do TSE, Ricardo Lewandowski, cerca de 6 mil juízes devem participar da campanha. Ele afirmou que a intenção é mostrar para a população a importância da democracia e de conhecer os candidatos em quem pretende votar: “É importante que o eleitor vote conscientemente.”

O professor da Universidade de Brasilia, Ricardo Caldas, que participou do evento, afirmou que há estimativa de que, no Brasil, de 15% a 20% dos votos sejam vendidos. “É preciso mudar a cultura”, defendeu.

O presidente da AMB destacou que a venda de voto não atinge somente as classes mais baixas: “A gente, às vezes, comete injustiça com a população mais carente. Vender o voto é trocar por qualquer beneficio. Infelizmente, a gente identifica em classe com grau de instrução mais elevada, em uma parcela que tem condição de viver com tranquilidade, pessoas que também elegem ou escolhem seus candidatos através de amizade ou da promessa de um emprego ou uma vantagem.”